Vender online se tornou um método eficaz para que os lojistas não parem de vender, nem mesmo em meio às crises.
Mas, para isso, é necessário investir em uma boa plataforma de vendas.
Contudo, o Marketplace vem sendo indicado para empresas que já tem uma plataforma e-commerce e que querem expandir seus negócios dentro do ambiente virtual, proporcionando aos clientes maiores opções.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar nas vendas do Marketplace.
Confira!
O que é Marketplace?
Resumidamente, Marketplace é um modelo de negócio conhecido como um shopping center, só que virtual, ou seja, permite que diferentes lojistas virem seus parceiros de vendas.
A rede permite vendedores de variados nichos dentro de um mesmo site.
O pagamento de um espaço físico é substituído pelo pagamento de uma comissão sobre os pedidos aprovados para o dono do site.
Sendo assim, o processo é dividido pelo e-commerce, onde é ofertado uma plataforma de vendas própria daquele produto ou serviço.
E por outro lado, o marketplace, que disponibiliza uma estrutura de vendas já consolidada que é utilizada para atrair novos clientes.
Por que investir em Marketplace
O marketplace, ficou conhecido por proporcionar maior visibilidade para os produtos à venda dentro da plataforma.
Uma vez que, contam com uma base sólida, agregada a credibilidade e um maior alcance dos consumidores.
É notório os benefícios que a visibilidade proporciona para o negócio após anunciado em um marketplace.
Sites como Magazine Luiza e Lojas Americanas contam com diversos vendedores em seus sites.
Investir em Marketplace, pode proporcionar:
- Aumento das vendas;
- Maiores custos;
- Retornos financeiros.
Sem dúvidas, é uma oportunidade estratégica que fará seu negócio crescer, sendo uma oportunidade para que os lojistas apresentem seus produtos e atinjam potenciais clientes.
Quem pode vender em Marketplace
Diferente do que muitos pensam, não é necessário ter uma loja virtual para começar a vender pelo marketplace.
Cada plataforma determina os requisitos mínimos para que o lojista cadastre seus produtos.
Em sua maioria é obrigatório ter um CNPJ.
Portanto, para vender em marketplace, você pode ser MEI, distribuidor, ter loja física ou até mesmo e-commerce.
Todas as opções são válidas desde que seu desejo seja vender!
Vantagens do Marketplace
Antes de decidir vender através do marketplace, é preciso saber qual a plataforma e quais vantagens vender por ela irá proporcionar para o seu negócio.
Verifique se a plataforma já está apta para a utilização do Marketing 5.0, que nada mais é do que um conceito que une tecnologia e fatores humanos, evitando assim, possíveis erros e conquistando mais clientes.
Além disso, o marketplace proporciona:
- Popularidade;
- Retenção de clientes;
- Menos investimento;
- Facilidade para iniciar as vendas;
- Maior alcance;
Menores preocupações de funcionalidades.
Não se esqueça de pesquisar sobre as possibilidades oferecidas pela plataforma e se será vantajoso para o seu negócio.
4 estratégias de vendas em Marketplace
O marketplace necessita de um espaço virtual, que atinja visibilidade e a disponibilidade de diversos produtos ou serviços.
Investir em ações de marketing é fundamental para quem deseja ser visto e conhecido pelos seus produtos.
Pensando nisso, separamos 4 estratégias que certamente irão te ajudar a aumentar as vendas dos seus produtos em um marketplace.
1. Venda os produtos certos
Uma estratégia de marketing só é bem feita quando criada com base em pesquisas e muito planejamento.
Por isso, conheça seu público, saiba quais suas necessidades e quais produtos se encaixam no perfil.
Invista também em OKR para times de produto, que nada mais é do que um sistema para definir e rastrear objetos e resultados. Um time de produto trabalha junto e em busca de atingir objetivos gerando resultados
Assim, fica mais fácil definir quais seus principais produtos e deixar a plataforma atrativa.
2. Faça uma boa apresentação dos produtos
Uma boa apresentação de produto é a responsável por mostrar os diferenciais do que você está vendendo a seus concorrentes.
É preciso transmitir confiança e valores acessíveis.
Utilizar otimização pode ser um diferencial para que as metas sejam batidas e os clientes tomem a decisão de compra com maior facilidade.
3. Seja detalhista no preenchimento das informações
As informações são vitrines para os consumidores, dessa forma, não hesite em colocar tudo o que achar necessário.
É justamento no anúncio, que você garante boas experiências aos seus clientes.
Informações no cadastro, alinhado com imagens ou textos, podem aumentar o interesse de compra.
4. Categorize os produtos
A categorização auxilia na hora que os usuários realizam pesquisas no site filtrando informações e diminuindo o tempo de procura.
Se não houver categorias, o produto não será encontrado, aumentando as chances do cliente finalizar a compra em concorrentes.
Ademais, você pode sair na frente da concorrência nos marketplaces se seguir as dicas citadas.
É importante se dedicar e cuidar de cada anúncio criado. Tenha atenção com imagens e descrições.
Só assim será possível vender mais e alcançar o sucesso do seu negócio.
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