Publicado em 16/12/2020 por Alice Guindani

Para que serve os Selos de Segurança de um Site? Entenda!

Dicas

Para que serve os Selos de Segurança de um Site? Entenda!

As vendas online têm crescido exponencialmente em todo o mundo. E com isso os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes em relação à segurança não só de suas compras, mas também de seus dados. Por essa razão, é fundamental entender para que servem os Selos de Segurança de um site e no artigo de hoje vamos te contar tudo!

A internet é uma faca de dois gumes. Por um lado, quase tudo está disponível com apenas alguns cliques e comprar coisas online é a norma hoje em dia, com mais produtos sendo vendidos a cada minuto.

No entanto, a conveniência das compras online precisa ser segura para que as pessoas não tenham dúvidas sobre a segurança de fazer negócios no seu site.

Qual é a importância do Selo de Segurança para um Ecommerce?

O principal motivo da existência do selo de segurança para site é a proteção de dados do consumidor.

Muitas pessoas hoje já buscam informações sobre a garantia de lojas virtuais antes de tomarem sua decisão de compra.

Caso o ambiente em que estejam não garanta proteção de informações, o número de acessos se torna muito mais difícil de ser convertidos.

Além disso, os tais selos fornecem segurança não apenas para o consumidor, mas também para os lojistas, já que são os responsáveis por monitorar todo o ambiente virtual e bloquear qualquer tipo de operação suspeita.

Os selos de segurança para site fornecem muito mais credibilidade para as marcas e transmitem maior confiança para o consumidor, o que incentiva uma maior taxa de conversão para as lojas virtuais.

Indo além da segurança, os selos também são de grande importância quanto ao ranqueamento do Ecommerce no Google.

Os lojistas e empreendedores do mundo digital, hoje, já entendem a importância de se estar nas primeiras páginas do Google.

Porém para que tal resultado venha a acontecer é necessário que a loja virtual disponha de um certificado de segurança.

Quais são as Vantagens do Selo de Segurança para Site?

1- Proteção Contra Roubo de Dados

Alguns selos de segurança para sites oferecem recursos de codificação de dados. Mas o que seria isso?

Ao realizar uma compra em lojas virtuais, os clientes fornecem dados como nome completo, CPF, endereço... e, muitas vezes, também dados de cartão na hora de realizar o pagamento do pedido.

A proteção contra roubo de dados faz com que eles sejam codificados e, dessa forma, mesmo que ocorra uma fraude, todas as informações fornecidas pelos clientes continuam em segurança, pois não serão traduzidas para uma linguagem literal.

2- Facilita as Transações com Cartões de Crédito

Você se lembra que o certificado de segurança pode ajudar no ranqueamento com o Google? Com as operadoras de cartão acontece mais ou menos a mesma coisa...

Muitas operadoras autorizam transações apenas para sites que adotem padrões como os selos e certificados de segurança.

Ao investir em tais recursos, a autorização de integração com operadoras de cartão vai acontecer de forma muito mais fácil e rápida para seu Ecommerce.

3- Melhora o SEO do seu site

O tráfego orgânico é um dos mais importantes para um Ecommerce. Os novos clientes que chegam a uma loja virtual não sendo através de patrocinados, são considerados os clientes que chegaram de forma orgânica.

O SEO, que pode ser entendido como otimização para mecanismos de busca, é um dos processos responsáveis por atrair o tráfego orgânico para os Ecommerces e também em conseguir melhores ranqueamentos do site nas páginas do Google (olha ele ai de novo!).

O selo de segurança para site pode influenciar positivamente o processo de SEO e assim a loja virtual ter cada vez uma melhor visibilidade nas páginas do Google.

4- Passa Credibilidade e Confiança

Como já dissemos, conforme as vendas online vão crescendo, cresce também a preocupação dos consumidores em relação a seus dados. Sites que comprovem que as transações efetuadas através deles possuem certificação de segurança proporcionam aos clientes mais confiança e credibilidade, aumentando assim as chances, não só de venda, mas de fidelização a marca.

5- Aumenta a Taxa de Conversão

Clientes que confiam e se fidelizam a marca fazem com que as chances de conversão em venda se tornem muito mais altas. Além disso, as indicações são outro fator importante neste tópico. Conforme mais clientes ganham a segurança e tenham uma boa experiência de compra em uma loja virtual, mais eles indicam e assim novos clientes vão surgindo.

Para compradores que não conhecem seu produto, o selo de segurança para site é uma maneira de garantir a ele que a transação será feita de forma segura e assim tem mais chances da compra ser concluída.

6- Vantagem Competitiva

O selo de segurança não é tudo em um Ecommerce, porém tal certificação aliada a uma política de transparência faz com que a marca seja reconhecida e ganhe mais espaço e respeito entre os concorrentes.

Durante a decisão de compra, as lojas virtuais que fornecem todas as informações ao consumidor sobre sua política e segurança, sempre saem na frente daquelas que não investem neste fornecimento de informações.

Principais Selos de Segurança Para Site

1- Certificado SSL

O Secure Socket Layer, mais conhecido como certificado SSL é um dos mais fundamentais para os sites. Ele é um padrão mundial de segurança, responsável por criar um caminho de acesso seguro tanto para quem acessa, como para loja.

Tal segurança é feita através da criptografia. Já citamos neste artigo sobre a codificação de dados, você se lembra? Então, é o certificado SSL responsável por esse processo. Dessa forma mesmo que ocorra alguma fraude na loja virtual, as informações dos clientes não serão traduzidas para uma linguagem que se tenha entendimento.

Ou seja, o certificado SSL certifica que o site investiu para proteger as informações de seus clientes e assim apenas ele mesmo e os responsáveis pelo site terão acesso aos dados fornecidos ali.

O SSL possui diferentes modalidades e são elas:

SSL Simples: criptografa a mensagem inserida em seu site, protegendo os dados dos clientes.

SSL EV: além de criptografar, ele valida informações sobre a empresa, agregando mais valor e credibilidade a marca.

SSL Wildcard: esta é a opção ideal para o lojista que possui vários subdomínios, pois ele permite a inclusão de novos domínios sem custo durante toda a duração do contrato.

As vantagens de ter o Certificado SSL em seu Ecommerce:

> Melhor posicionamento de SEO

> Criptografia avançada

> Mais confiança para os consumidores

2- SiteLock

Um dos selos de segurança mais usados e respeitados nos Ecommerces. O SiteLock realiza monitoramento em tempo real contra ameaças digitais e caso seja identificado alguma atividade suspeita faz o bloqueio automático para evitar maiores riscos para o site. Ele ainda possui sistema de alerta, onde caso não consiga neutralizar a ameaça avisa imediatamente via e-mail ao proprietário do site.

3- Norton Secured

O selo Norton Secured possui uma função bem parecida com o SiteLock. Ele também realiza monitoramentos diários contra ameaças digitais nos sites. O seu diferencial é que este selo é produzido por uma das maiores empresas de segurança online do mundo e com isso possui reconhecimento internacional.

Outros Selos de Reconhecimento para Sites:

Existem alguns outros selos, que não promovem segurança, porém são de grande importância tê-los em seu Ecommerce. Os mais conhecidos são o E-bit e selo do Reclame Aqui

1- E-bit

O E-bit é um selo de qualidade que ajuda o consumidor a identificar o quão confiável é uma loja virtual. Sua classificação é baseada através da pesquisa de satisfação realizada com clientes após a compra, e é atualizado com base nos dados dos últimos 90 dias.

Além da satisfação dos clientes o E-bit também leva em consideração a presença do certificado SSL e de outros mecanismos de segurança fornecidos aos consumidores. A sua classificação é dividida em cinco grupos, sendo eles:

Em Avaliação: Lojas que possuem menos de 90 dias no ar e por conta disso ainda não são avaliadas.

Bronze: Taxa de satisfação dos clientes de 70%

Prata: Taxa de satisfação dos clientes de 75%

Ouro: Esta classificação já é considerada ótima para os Ecommerces e significa que seus clientes tem a taxa de satisfação de 80% em entregas dentro do prazo e voltariam a fazer compras com a marca.

Diamante: A classificação máxima de excelência fornecida pelo E-bit, nela os clientes possuem uma taxa de satisfação de 85% em entregas dentro do prazo e voltariam a fazer compras com a marca.

2- Reclame Aqui

O selo Reclame Aqui é fornecido através de uma reputação da marca dentro do próprio site de reclamações. Quanto maior a sua reputação, significa que maior é o seu bom atendimento e capacidade em solucionar os possíveis problema de clientes.

O Reclame Aqui é um dos mais conhecidos entre os brasileiros, e ter uma boa reputação em seu selo vai levar maior autoridade para a marca.

Como fazer para identificar se um Ecommerce é realmente seguro?

> Verifique se ao lado do endereço do navegador existe a imagem de um cadeado fechado, isso significa que o site possui o selo SSL e comunicação entre consumidor e marca é garantida.

> É possível verificar também de forma bem simples fazendo a identificação na url do site, basta observar se ?http? vem seguido de uma letra ?S?, ou seja, ele aparece como https para você.

> Veja se o site possui um layout moderno. Tudo em uma loja virtual é formado através de códigos e com os temas não seria diferente. Layouts antigos podem fazer com o site seja mais vulnerável a ações fraudulentas.

> O antivírus instalado nos computadores também ajudam a identificar quando um site é seguro ou não. Ao acessar um Ecommerce que não tenha selo de segurança é bem provável que o seu navegador irá bloquear o acesso ao site.

> E por último, mas não menos importante, sempre verifique a autenticidade dos selos. Para fazer isso é simples, basta clicar em cima da imagem do selo e ele deve te redirecionar para o site da empresa que oferece tal certificado. Caso isso não ocorra você deve desconfiar da credibilidade dos selos oferecidos pela loja.

Como Colocar Selo de Segurança no Site?

A melhor maneira de saber como colocar selo de segurança no site é através da Receita Federal. Eles podem auxiliar na indicação de qual será a melhor alternativa para a situação.

Outra opção para ter selo de segurança em seu site é contratar uma plataforma de Ecommerce que já forneça aos lojistas os certificados de segurança.

A wBuy é uma das melhores plataformas quando o assunto é segurança. Fechando qualquer um de nossos planos o seu Ecommerce já tem os selos de segurança aplicados por nossa empresa.

Assim você tem um site seguro para seus clientes com muito menos tempo e trabalho.

Venda em uma plataforma segura AGORA MESMO. Teste 15 Dias Grátis sua Loja Virtual na wBuy e entenda o motivo pelo qual somos a plataforma de Ecommerce que mais cresce no país.

Alice Guindani

Content Marketing da wBuy, uma plataforma de e-commerce especializada na transformação de vendas físicas em vendas digital. Com uma energia contagiante e uma dose generosa de criatividade, ela está sempre pronta para gerar ideias inovadoras e alcançar resultados surpreendentes.

10 min. de leitura 474 visualizações 0 comentários Curtir (1)

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar ;)

Nome

E-mail

Comentário

Quanto é 1 + 5?