No mercado atual, criar uma loja virtual é uma excelente alternativa às formas tradicionais de comércio. Hoje, quem deseja abrir uma loja tem uma alternativa mais econômica ? ponto comercial, conta de energia e salários de muitos funcionários são exemplos de aspectos menos custosos quando se cria um e-commerce.
Até mesmo lojas físicas se beneficiam ao criar um e-commerce, pois dessa forma abrem seu leque de clientes, atingindo pessoas além dos limites geográficos.
Uma loja online não beneficia somente o comerciante; os clientes também saem ganhando com a comodidade de poder comprar do conforto de suas casas, no carro ou no trabalho, durante a pausa para o almoço?
Se você está interessado em aprender a como criar um site de loja virtual grátis do zero, veio ao lugar certo.
Ao longo deste artigo, abordaremos mais sobre o que é uma loja virtual e te mostraremos um passo a passo de como criar a sua. Acompanhe!
O que é uma Loja Virtual
Uma loja virtual, ou loja online, é um site que permite aos visitantes encontrar, solicitar e pagar por produtos e serviços.
Administrar uma loja virtual de sucesso envolve atrair compradores qualificados para ela. Para isso, é preciso entender os problemas deles, além da dor ou desejo que isso está causando.
Por essa razão, é possível mostrar que você pode resolver estes problemas, isso é o que vai dar credibilidade à sua loja virtual e tornar possível a aquisição da solução que você oferece: o seu produto!
Uma loja na internet contém muitas coisas que vemos em lojas comuns, como a vitrine, o carrinho de compras, o processamento do pagamento e Help Desk.
Vamos conhecer melhor cada uma dessas coisas:
Vitrine
A vitrine online fornece vários tipos de informações ao visitante sobre a loja, como a descrição da empresa, os tipos de produto disponíveis, as páginas de descrição dos produtos, políticas da loja e informações de contato.
Carrinho de compras
Um carrinho de compras é uma ferramenta que permite que os clientes selecionem e armazenem temporariamente os produtos que desejam comprar antes de passar pelo Checkout.
Pagamentos
Já o processamento de pagamento é um sistema que permite ao usuário selecionar qual método de pagamento deseja usar, reunir informações de pagamento (por exemplo, número de cartão de crédito) e processar ou registrar suas informações bancárias.
Pedidos
No universo das lojas online, há um conceito conhecido como rastreamento de pedidos. Ele define o processo de separação ou obtenção dos itens que o cliente solicitou, o envio e a manutenção das informações de rastreamento da entrega fornecidas pelas transportadoras.
O processo básico para administrar lojas online inclui sua promoção, qualificação, criação de interesse, convencimento e processamento de pedidos.
Como Criar uma Loja Virtual
Então, você está preparado para criar uma loja virtual na internet, com um catálogo repleto de produtos, gratuitamente?
Confira o passo a passo abaixo:
1- Defina seu Público-alvo e Persona
O público-alvo é um grupo específico de consumidores para quem um produto ou serviço se destina. A persona, ou buyer persona, é uma representação semi-ficcional de seu cliente ideal.
Sobre o público-alvo, é importante que você se concentre em informações demográficas e psicográficas de seus possíveis cientes, incluindo sua localidade, sexo, idade, estado civil e outras informações sobre o estilo de vida desse consumidor.
Assim como acontece com o público-alvo, a persona deve incluir informações demográficas, psicográficas e comportamentais dos compradores.
Contudo, as informações relativas à persona tendem a aprofundar seu papel, enfatizando seus objetivos e motivações.
Por isso, a persona inclui informações relacionadas à vida financeira, passatempos e até mesmo o cargo dessa representação semi-ficcional.
2- Escolha um nome para sua loja virtual
A escolha do nome é extremamente importante ao criar um site de loja virtual.
Escolher o nome certo para sua loja virtual é muito importante para que ela se torne um sucesso.
O nome correto pode gerar uma imagem de marca valiosa, já um nome equivocado pode fazer com que você perca dinheiro e vendas.
Dedique algum tempo para encontrar um nome que seja curto, fácil de ser lembrado e que destoe daqueles dos concorrentes.
3- Conheça o Mercado de e-commerce
A palavra e-commerce, ou comércio eletrônico, se refere às compras realizadas pela internet.
Sempre que pessoas e empresas compram ou vendem produtos e serviços online, estão interagindo e estimulando o comércio eletrônico.
Sendo assim, uma loja virtual é um tipo de e-commerce.
O termo também abrange outras atividades, incluindo leilões online, serviços bancários pela Internet, gateways de pagamento e emissão de tickets online.
A partir do momento em que você decide criar um e-commerce, é importante entender seus princípios.
Invista seu tempo em pesquisas e muita leitura para aprender mais sobre este assunto.
No nosso blog, por exemplo, há vários textos sobre comércio eletrônico. Que tal ir lá dar uma olhada?
4- Crie um site Profissional
Um site é um local central de páginas da web relacionadas e acessadas ao visitar a página inicial do site em questão usando um navegador.
Para que um site seja profissional, não basta apenas que ele pertença a uma empresa. É necessário que ele atenda a uma série de requisitos de funcionalidade que levam satisfação aos seus usuários.
Entre os conceitos que devem ser levados em conta durante a criação de um site encontram-se:
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usabilidade: o quão satisfatório é um site como um todo;
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navegabilidade: o quão fácil e intuitivo é para encontrar as páginas do site, geralmente dispostas em menus;
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comunicabilidade: diz respeito à linguagem utilizada pelo site para se comunicar com os visitantes;
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responsividade: é a capacidade que um site tem para se adaptar a diferentes tamanhos de telas.
Quando um site cumpre com os requisitos definidos pelos conceitos acima, pode ser considerado um site profissional.
Quando um site de loja virtual é profissional, agrada aos seus visitantes e, indiretamente, gera mais vendas e lucro ao seu criador.
5- Estipule a política interna e o regulamento da sua loja virtual
Por meio da política interna, o site da empresa deve incorporar padrões consistentes para manter e reforçar a imagem corporativa.
Medidas apropriadas serão tomadas para assegurar a privacidade dos usuários do site e para manter a confidencialidade das informações coletadas (como dados de cartões).
O certificado SSL é o que garantirá aos visitantes de seu site que dados transacionais e de localização não serão utilizados ou repassados a terceiros.
Outro fator importante é que o regulamento da sua loja virtual deverá especificar suas regras e deveres com o consumidor.
Por essa razão, o ideal seria contar com apoio jurídico para elaborar um regulamento interno ao criar seu e-commerce.
As informações sobre política interna e o regulamento de sua loja virtual precisam estar numa página reservada a elas em seu site.
Geralmente, o link para essas páginas fica no rodapé da loja virtual.
6- Aposte em um Bom Design para sua Loja Virtual
Sua loja precisa ser amigável ao usuário e ter identidade visual.
A identidade visual é o que dá personalidade à loja. Trabalhe com cores que combinem com seu nicho de atuação e não agridam os olhos do usuário.
Ter uma logo e slogan também é fundamental.
Junto ao nome, a identidade visual é o que fará as pessoas lembrarem da sua loja na internet. Crie algo original, funcional e que não seja confundível com o design dos concorrentes.
7- Organize sua Logística
No mundo dos negócios, a logística é a gestão do fluxo pelo qual os produtos passam até chegarem ao consumidor.
Os recursos gerenciados durante a logística de uma loja na internet incluem:
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produtos;
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pessoas;
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materiais;
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tempo;
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transporte.
A logística de coisas físicas geralmente envolve a integração de manuseio de materiais, o fluxo de informações, a produção, o processo de embalagem, o transporte, o estoque, o armazenamento e a segurança.
Para organizar a logística do seu negócio, analise todo o processo que vai desde a obtenção do produto com o fornecedor até sua chegada na casa do cliente. Veja o que estará envolvido em cada etapa deste processo.
8- Tenha um Atendimento de Qualidade
Surgiu uma dúvida no visitante de sua loja virtual, e agora?
Pense em como será o atendimento em seu site. Neste quesito, é possível utilizar chatbots ou pessoas reais para interagir com seus clientes.
Também é importante que sua loja virtual tenha uma seção destinada às perguntas mais frequentes (FAQs) feitas pelos usuários, bem como uma seção de ajuda.
Garanta um atendimento de qualidade. Isso levará a satisfação dos seus clientes e te ajudará a vender mais.
Preparado para criar a sua loja virtual do zero?
Agora que você sabe como criar uma loja virtual do zero, que tal pôr a mão na massa?
Com a wBuy, você terá acesso a vários recursos que te auxiliarão na criação de sua loja.
Usando as ferramentas da wBuy, seu site cumprirá com todos os requisitos de qualidade exigidos pelos usuários e terá todas as seções necessárias para uma boa compreensão do escopo de seu negócio.
Faça o controle de pedidos, receba de várias formas e crie catálogos virtuais.
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