Publicado em 18/12/2020 por Fábio Luís

Como Criar uma Loja Virtual do Zero

Loja Virtual

Como Criar uma Loja Virtual do Zero

No mercado atual, criar uma loja virtual é uma excelente alternativa às formas tradicionais de comércio. Hoje, quem deseja abrir uma loja tem uma alternativa mais econômica ? ponto comercial, conta de energia e salários de muitos funcionários são exemplos de aspectos menos custosos quando se cria um e-commerce.

Até mesmo lojas físicas se beneficiam ao criar um e-commerce, pois dessa forma abrem seu leque de clientes, atingindo pessoas além dos limites geográficos.

Uma loja online não beneficia somente o comerciante; os clientes também saem ganhando com a comodidade de poder comprar do conforto de suas casas, no carro ou no trabalho, durante a pausa para o almoço?

Se você está interessado em aprender a como criar um site de loja virtual grátis do zero, veio ao lugar certo.

Ao longo deste artigo, abordaremos mais sobre o que é uma loja virtual e te mostraremos um passo a passo de como criar a sua. Acompanhe!

O que é uma Loja Virtual

Uma loja virtual, ou loja online, é um site que permite aos visitantes encontrar, solicitar e pagar por produtos e serviços.

Administrar uma loja virtual de sucesso envolve atrair compradores qualificados para ela. Para isso, é preciso entender os problemas deles, além da dor ou desejo que isso está causando.

Por essa razão, é possível mostrar que você pode resolver estes problemas, isso é o que vai dar credibilidade à sua loja virtual e tornar possível a aquisição da solução que você oferece: o seu produto!

Uma loja na internet contém muitas coisas que vemos em lojas comuns, como a vitrine, o carrinho de compras, o processamento do pagamento e Help Desk.

Vamos conhecer melhor cada uma dessas coisas:

Vitrine

A vitrine online fornece vários tipos de informações ao visitante sobre a loja, como a descrição da empresa, os tipos de produto disponíveis, as páginas de descrição dos produtos, políticas da loja e informações de contato.

Carrinho de compras

Um carrinho de compras é uma ferramenta que permite que os clientes selecionem e armazenem temporariamente os produtos que desejam comprar antes de passar pelo Checkout.

Pagamentos

Já o processamento de pagamento é um sistema que permite ao usuário selecionar qual método de pagamento deseja usar, reunir informações de pagamento (por exemplo, número de cartão de crédito) e processar ou registrar suas informações bancárias.

Pedidos

No universo das lojas online, há um conceito conhecido como rastreamento de pedidos. Ele define o processo de separação ou obtenção dos itens que o cliente solicitou, o envio e a manutenção das informações de rastreamento da entrega fornecidas pelas transportadoras.

O processo básico para administrar lojas online inclui sua promoção, qualificação, criação de interesse, convencimento e processamento de pedidos.

Como Criar uma Loja Virtual

Então, você está preparado para criar uma loja virtual na internet, com um catálogo repleto de produtos, gratuitamente?

Confira o passo a passo abaixo:

1- Defina seu Público-alvo e Persona

O público-alvo é um grupo específico de consumidores para quem um produto ou serviço se destina. A persona, ou buyer persona, é uma representação semi-ficcional de seu cliente ideal.

Sobre o público-alvo, é importante que você se concentre em informações demográficas e psicográficas de seus possíveis cientes, incluindo sua localidade, sexo, idade, estado civil e outras informações sobre o estilo de vida desse consumidor.

Assim como acontece com o público-alvo, a persona deve incluir informações demográficas, psicográficas e comportamentais dos compradores.

Contudo, as informações relativas à persona tendem a aprofundar seu papel, enfatizando seus objetivos e motivações.

Por isso, a persona inclui informações relacionadas à vida financeira, passatempos e até mesmo o cargo dessa representação semi-ficcional.

2- Escolha um nome para sua loja virtual

A escolha do nome é extremamente importante ao criar um site de loja virtual.

Escolher o nome certo para sua loja virtual é muito importante para que ela se torne um sucesso.

O nome correto pode gerar uma imagem de marca valiosa, já um nome equivocado pode fazer com que você perca dinheiro e vendas.

Dedique algum tempo para encontrar um nome que seja curto, fácil de ser lembrado e que destoe daqueles dos concorrentes.

3- Conheça o Mercado de e-commerce

A palavra e-commerce, ou comércio eletrônico, se refere às compras realizadas pela internet.

Sempre que pessoas e empresas compram ou vendem produtos e serviços online, estão interagindo e estimulando o comércio eletrônico.

Sendo assim, uma loja virtual é um tipo de e-commerce.

O termo também abrange outras atividades, incluindo leilões online, serviços bancários pela Internet, gateways de pagamento e emissão de tickets online.

A partir do momento em que você decide criar um e-commerce, é importante entender seus princípios.

Invista seu tempo em pesquisas e muita leitura para aprender mais sobre este assunto.

No nosso blog, por exemplo, há vários textos sobre comércio eletrônico. Que tal ir lá dar uma olhada?

4- Crie um site Profissional

Um site é um local central de páginas da web relacionadas e acessadas ao visitar a página inicial do site em questão usando um navegador.

Para que um site seja profissional, não basta apenas que ele pertença a uma empresa. É necessário que ele atenda a uma série de requisitos de funcionalidade que levam satisfação aos seus usuários.

Entre os conceitos que devem ser levados em conta durante a criação de um site encontram-se:

  • usabilidade: o quão satisfatório é um site como um todo;

  • navegabilidade: o quão fácil e intuitivo é para encontrar as páginas do site, geralmente dispostas em menus;

  • comunicabilidade: diz respeito à linguagem utilizada pelo site para se comunicar com os visitantes;

  • responsividade: é a capacidade que um site tem para se adaptar a diferentes tamanhos de telas.

Quando um site cumpre com os requisitos definidos pelos conceitos acima, pode ser considerado um site profissional.

Quando um site de loja virtual é profissional, agrada aos seus visitantes e, indiretamente, gera mais vendas e lucro ao seu criador.

5- Estipule a política interna e o regulamento da sua loja virtual

Por meio da política interna, o site da empresa deve incorporar padrões consistentes para manter e reforçar a imagem corporativa.

Medidas apropriadas serão tomadas para assegurar a privacidade dos usuários do site e para manter a confidencialidade das informações coletadas (como dados de cartões).

O certificado SSL é o que garantirá aos visitantes de seu site que dados transacionais e de localização não serão utilizados ou repassados a terceiros.

Outro fator importante é que o regulamento da sua loja virtual deverá especificar suas regras e deveres com o consumidor.

Por essa razão, o ideal seria contar com apoio jurídico para elaborar um regulamento interno ao criar seu e-commerce.

As informações sobre política interna e o regulamento de sua loja virtual precisam estar numa página reservada a elas em seu site.

Geralmente, o link para essas páginas fica no rodapé da loja virtual.

6- Aposte em um Bom Design para sua Loja Virtual

Sua loja precisa ser amigável ao usuário e ter identidade visual.

A identidade visual é o que dá personalidade à loja. Trabalhe com cores que combinem com seu nicho de atuação e não agridam os olhos do usuário.

Ter uma logo e slogan também é fundamental.

Junto ao nome, a identidade visual é o que fará as pessoas lembrarem da sua loja na internet. Crie algo original, funcional e que não seja confundível com o design dos concorrentes.

7- Organize sua Logística

No mundo dos negócios, a logística é a gestão do fluxo pelo qual os produtos passam até chegarem ao consumidor.

Os recursos gerenciados durante a logística de uma loja na internet incluem:

  • produtos;

  • pessoas;

  • materiais;

  • tempo;

  • transporte.

A logística de coisas físicas geralmente envolve a integração de manuseio de materiais, o fluxo de informações, a produção, o processo de embalagem, o transporte, o estoque, o armazenamento e a segurança.

Para organizar a logística do seu negócio, analise todo o processo que vai desde a obtenção do produto com o fornecedor até sua chegada na casa do cliente. Veja o que estará envolvido em cada etapa deste processo.

8- Tenha um Atendimento de Qualidade

Surgiu uma dúvida no visitante de sua loja virtual, e agora?

Pense em como será o atendimento em seu site. Neste quesito, é possível utilizar chatbots ou pessoas reais para interagir com seus clientes.

Também é importante que sua loja virtual tenha uma seção destinada às perguntas mais frequentes (FAQs) feitas pelos usuários, bem como uma seção de ajuda.

Garanta um atendimento de qualidade. Isso levará a satisfação dos seus clientes e te ajudará a vender mais.

Preparado para criar a sua loja virtual do zero?

Agora que você sabe como criar uma loja virtual do zero, que tal pôr a mão na massa?

Com a wBuy, você terá acesso a vários recursos que te auxiliarão na criação de sua loja.

Usando as ferramentas da wBuy, seu site cumprirá com todos os requisitos de qualidade exigidos pelos usuários e terá todas as seções necessárias para uma boa compreensão do escopo de seu negócio.

Faça o controle de pedidos, receba de várias formas e crie catálogos virtuais.

Teste por 15 Dias Grátis sua Loja Virtual na wBuy e entenda o motivo que nos torna a plataforma de e-commerce que mais cresce no país.

Fábio Luís

CEO & Co-fundador da wBuy uma plataforma de e-commerce especializada na transformação de vendas físicas em vendas digital. É otimista e criativo com foco em resultados, através da sua solução, ajuda empreendedores de pequeno e médio porte venderem seus produtos na internet.

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