Para o cliente, uma promoção é sempre um excelente negócio, afinal, quem não gosta de aproveitar uma vantagem, brinde ou desconto? Geralmente, as promoções são analisadas somente com base na visão do cliente. E para o empreendedor, como funciona?
Promoções são estratégias de marketing que buscam aumentar a margem de lucro rapidamente, conseguir novos clientes, renovar o mix de produtos do estoque e melhorar o tráfego na loja virtual.
Se você deseja aprender a como fazer promoção, evitar prejuízo e impulsionar vendas em seu e-commerce, você chegou ao lugar certo.
Confira as 5 dicas que separamos especialmente para você.
Defina um objetivo claro a sua campanha
Primeiramente, é preciso saber por que você quer colocar sua loja virtual em promoção.
Existem inúmeros motivos que levam empreendedores a oferecer um desconto: pode ser para girar o estoque, vender produtos que estão parados, finalizar o estoque de itens de uma estação ou atrair mais clientes para o site.
Conhecendo o seu objetivo fica muito mais fácil organizar os itens que serão colocados em promoção, o que consequentemente evita que você adicione produtos a mais e que podem te dar prejuízos ao final da campanha.
Por exemplo, uma loja de roupas comprou muitos biquínis no verão, não conseguiu vender tudo e não há espaço no estoque para guardar as peças e receber itens da nova estação. Então, decide fazer uma promoção que incluirá apenas os biquínis e peças de verão que não foram vendidos.
Escolha o tipo de promoção
Com um objetivo definido, confira agora as melhores estratégias de promoção para seu e-commerce.
Produtos com desconto
Oferecer descontos é a estratégia de promoção mais utilizada. Para clientes é muito atraente pagar um pouco menos por algo que eles já conhecem. Mas, atente-se em colocar apenas produtos que estão muito tempo parados em estoque em sua promoção para evitar prejuízos.
Cupom de desconto
É outra forma de desconto, porém, o cliente pode escolher em qual produto vai utilizar o cupom. É uma estratégia muito atrativa, pois dá a sensação de que a compra precisa ser feita imediatamente para aproveitar o cupom.
Frete grátis
O frete é um dos principais fatores que desmotivam um consumidor de comprar online, promoções de frete grátis são excelentes para atrair esses clientes.
Leve 2, pague 1
Esse tipo de estratégia busca convencer clientes que normalmente levariam apenas um item, a levar dois. É mais frequente em comércios onde os produtos possuem data de validade. Assim, eles saem do estoque bem mais rápido, evitando perdas.
Utilize copy de vendas
O copy de vendas é um texto que busca converter, através da persuasão, uma pessoa em cliente. Essa técnica já é utilizada a muitos anos por profissionais de marketing e apresenta resultados.
Confira nossas principais dicas para aplicar o copy de vendas em sua loja online:
Fórmula AIDA
A técnica foi popularizada por Gary Halbert, um dos melhores copywriters de todos os tempos, e significa: atenção, interesse, desejo e ação.
Em outras palavras, conseguir atenção do cliente com um título atraente, despertar seu interesse no conteúdo, criar o desejo de adquirir o produto pelas vantagens e, por último, convidar o cliente para a ação, ou seja, comprar.
Foque nas vantagens
O emocional do seu cliente é muito poderoso, então utilize isso a seu favor, convencendo-o dos benefícios e soluções que o produto pode gerar através do texto.
Estrutura
Além de ser bem escrito, o copy requer uma estrutura que se comunique com os leads. Deixe a mensagem fácil de ser compreendida através de destaques em palavras importantes, frases curtas e vocabulário comum.
Escolha bem os produtos colocados em oferta
Um bom empreendedor deve analisar muito bem os produtos que colocará em sua promoção de vendas, a fim de evitar possíveis prejuízos.
Existem algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher os produtos que irão para a promoção:
- Lançamentos: os itens de lançamentos não são indicados para promoções, por serem novidade. A maioria dos clientes está mais preocupado em adquirir antes de esgotar, por isso, pagam o valor inicial.
- Produtos mais rentáveis: são aqueles produtos que não tem uma boa saída, mas tem um valor mais alto e podem gerar um bom lucro mesmo com desconto. Por isso, são indicados para promoção.
- Produtos parados no estoque: itens que não tiveram uma boa saída, independente do valor, são indicados para a promoção, a fim de movimentar o estoque e evitar perdas.
- Itens mais vendidos: selecione os itens que são mais vendidos e que sejam possíveis a compra em grande quantidade, negociando o valor com o fornecedor para adicionar em sua oferta.
Estabeleça um prazo ideal
Embora o prazo pareça apenas um detalhe, toda a essência da promoção existe exatamente por ter esse prazo. Se não houvesse prazo não seria promoção, certo?
Ao falar que a essência da promoção está no prazo, queremos dizer que, o tipo de promoção, copy de vendas e produtos selecionados não realizam todo o trabalho duro de vender. O principal estímulo do cliente para adquirir um produto é o tempo que ele possui para fazer isso.
Sua promoção precisa transmitir ao cliente a mensagem que se ele não adquirir o produto logo, assim que o prazo encerrar os preços irão subir novamente e ele terá que pagar mais caro ou aguardar outra oportunidade de promoção.
Invista em promoções curtas, assim o cliente fica motivado a comprar antes que o tempo acabe. As promoções longas fazem com que os consumidores deixem para comprar depois, podendo gerar muitas desistências e esquecimento, além de criar uma sensação que sua promoção foi falsa.
Conclusão
O segredo do sucesso das lojas virtuais está em como fazer uma promoção de vendas, buscando evitar prejuízos e fazendo tudo de forma correta.
Ou seja, definindo seus objetivos na promoção, como serão ofertados, quais produtos são mais indicados para a promoção, estruturando um bom investimento na copy de vendas e estabelecendo um prazo ideal para cada campanha.
Conhecer todas as dicas de promoção de vendas é muito importante para evitar prejuízos, aumentar os rendimentos do seu e-commerce e eliminar o estoque que já está parado a um bom tempo. Agora que você já sabe como funciona, é hora de aplicar nossas dicas e aproveitar os resultados.
E se você deseja melhorar ainda mais sua loja virtual, conheça os serviços da wBuy, que incluem em seu pacote a administração completa dos seus pedidos, formulários interativos, integração para EPR e muito mais, vale a pena conferir!
Clique aqui e teste 15 Dias Grátis sua Loja Virtual na wBuy e entenda o motivo pelo qual somos a plataforma de e-commerce que mais cresce no país.