Publicado em 27/01/2021 por Fábio Luís

Como Fazer seu Site Vender: Por onde começar?

Dicas Loja Virtual

Como Fazer seu Site Vender: Por onde começar?

Vender em seu site não é tão difícil quanto pode parecer. É basicamente uma grande receita de bolo e é uma receita simples: planejar, organizar e otimizar.

Por isso, hoje nós vamos falar como fazer seu site vender, as 14 melhores dicas de vários especialistas estão aqui, portanto é só copiar e colar essas dicas no seu negócio.

Isso pode parecer com uma árvore que precisa ser cuidada e cultivada para crescer bem forte, saudável e passar pelo processo de amadurecimento e dar frutos quando estiver assim pronta.

Qualquer pessoa que tenha criado um site do zero sabe como a experiência pode ser boa - ou não.

Mas o fato é que, quando o criamos, temos um propósito.

Se a intenção é vender algo com ele, é preciso implementar uma estratégia que o leve a alcançar o resultado desejado.

A criação de uma Estratégia de Marketing Digital customizada para o seu site definirá o quanto você se dedica ao seu crescimento.

E o quanto deseja emancipá-lo para que funcione por conta própria e volte para você mesmo enquanto você dorme.

Neste artigo, vamos mostrar as melhores dicas e fazer as otimizações para aproveitar esta estratégia e, claro, descobrir como vender o seu site para você.

Continue descobrindo como isso é feito!

Como Fazer seu Site Vender: Por onde começar

Você precisa definir o caminho do seu personagem (Avatar ou Persona) até atingir o objetivo comum: a compra.

É importante traçar um caminho para sua conversão para que ela não pule etapas e siga o caminho de compra que a instrui a comprar seu produto.

Que por sua vez atende às expectativas do cliente em potencial, pois ela está bem informada sobre os benefícios. Do seu produto.

Um dos muitos benefícios é que amplia sobremaneira as oportunidades de revenda desses clientes devido à proximidade e conexão já estabelecida nesta etapa do processo.

O processo de compra envolve a produção de conteúdo direcionado que orienta o cliente para as próximas etapas sem se sentir guiado.

A qualidade da produção deste conteúdo deve proporcionar uma experiência amigável que inspire confiança para a compra do seu produto.

Como Fazer seu Site Vender: Facilite a Compra

A segunda dica do nosso artigo sobre como fazer seu site vender é facilitando ainda mais a compra.

O que vejo no negócio da loja virtual são pessoas que querem vender a qualquer custo, mas se preocupam pouco com o processo de venda.

É totalmente normal, não deve se sentir errado se não o sabe fazer. Costumamos dizer que vender é uma facilidade e uma arte porque nem todo mundo tem habilidades de vendas.

Porém, em qualquer ramo de negócios, é um grave erro não querer aprender a melhorar e a superar expectativas.

Faça com que seja mais fácil para os clientes comprarem para que você possa aumentar drasticamente suas vendas. Você deve estar se perguntando como faço isso.

É fácil evitar itens desnecessários ao preencher os detalhes do registro de compra e dar ao consumidor tempo para se arrepender da compra.

Isso resulta em um número muito grande de tentativas, pois não há necessidade de preencher vários formulários, informações, vários detalhes de crédito e verificar posteriormente os dados de preenchimento. Lembre-se: Menos é mais!

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Faça o planejamento comercial com antecedência

O planejamento de vendas é o que move a equipe de vendas, então o ideal é começar o ano com metas claras para toda a equipe.

Para isso, reúna as métricas do ano anterior e analise quais ações geraram retorno positivo.

Eles podem começar a planejar para o próximo ano, em busca de um resultado semelhante ou melhor.

Veja os meses de desempenho ruim, tentando descobrir o que poderia ter sido diferente.

Portanto, você pode identificar os problemas e trabalhar para corrigi-los.

Também é indicado que você tenha uma primeira versão das previsões de vendas para o ano que está planejando.

Com isso, você pode ter uma ideia de quais são os investimentos necessários, desde marketing até as novas contratações que você vai ter na sua presença.

O planejamento antecipado dá a você mais tempo para organizar seus planos de ação, bem como menos chance de erro ao iniciar a prática.

Como Fazer seu Site Vender: Supere as Expectativas

A quarta dica do nosso artigo sobre como fazer seu site vender é superar expectativas. O cliente só quer ter uma marca que mostre o quão importante eles são.

Considerando essas informações, por que não usar uma pequena atitude como base para construir um bom relacionamento.

Por exemplo, invista em um belo pacote de entrega, dê presentes sem avisar, dê descontos ao encerrar a conta ou lembrar no seu aniversário com um e-mail.

Essas atitudes podem parecer pequenas e estúpidas para um empreendedor que está vendo de forma rasa, mas posso ver que elas têm um impacto sobre sua reputação entre os clientes.

Invista em Treinamento

Manter a equipe alerta e motivada é a nossa maior dica para aumentar as vendas.

Para isso, é importante que a gestão ajude os vendedores a se desenvolverem mais a cada dia, reconhecendo o bom trabalho e dando suporte na resolução de conflitos e gargalos na rotina.

Esses cursos de treinamento podem abranger tanto tópicos técnicos que ajudam a melhorar a pesquisa, abordagem e metodologia de negociação, quanto outras competências, como as chamadas Habilidades interpessoais.

São habilidades pessoais e comportamentais, que também interferem no desempenho profissional dos colaboradores e que, felizmente, podem ser adquiridas e aprimoradas.

Exemplos de habilidades sociais são:

  • Inteligência emocional

  • Foco no cliente

  • Comunicação

  • Organização

  • Colaboração em equipe

  • Motivação

  • Copywriting (Mesmo para quem não é copywriter)

  • Anúncios (Tráfego Pago)

  • Relacionamento interpessoal

Essas competências não apenas melhoram o ritmo de trabalho em si, mas também podem contribuir para mudanças na cultura, no clima em toda a empresa e no relacionamento entre as equipes.

O treinamento do vendedor é essencial para a gestão do negócio. Ser um bom vendedor não é uma habilidade inata que vem da fábrica.

Quando falamos de um vendedor em um site estamos falando do redator que vai escrever os textos, o copywriter, o gestor de tráfego, o social media, todos eles precisam ser vendedores e ter todas as habilidades que citamos.

Para continuar se desenvolvendo é preciso praticar, reconhecer oportunidades de melhoria e aplicar o que foi aprendido no dia a dia.

Outra dica é estimular o compartilhamento do conhecimento entre os próprios membros da equipe.

Por exemplo, organize calls mensais com toda equipe nas quais se espera que um membro compartilhe algo novo que aprendeu durante o período.

Ou compartilhe uma experiência recente que o ajudou a melhorar seu desempenho.

Lute por Prazo de Entrega Menor

A sexta dica do nosso artigo sobre como fazer seu site vender é entregar no menor prazo possível.

É importante que ao final da compra, o cliente seja informado do prazo de entrega do produto que adquiriu.

Isso porque com certeza você tem planos na hora da compra, seja para uso próprio ou até para presente.

Se por algum motivo você não conseguir entregar no prazo, por favor informe com antecedência e opte sempre pelo cancelamento da compra.

Mostre ao seu cliente que ele tem sempre razão e que pode confiar no seu trabalho.

Um detalhe muito importante é que você nunca minta, ou seja, se você não consegue cumprir o prazo ou não tem o produto em estoque, a melhor opção é não fazer a venda.

Use a persuasão em vendas

A persuasão é uma técnica amplamente utilizada no campo empresarial, incluindo persuadir os clientes a concluir transações sem causar transtornos.

Existem várias maneiras de usar a ferramenta essencial da persuasão em suas vendas, mas aqui estão algumas dicas básicas nos tópicos a seguir.

Use as palavras certas

Chame o cliente pelo nome e use o pronome de tratamento pessoal "você" para mostrar proximidade, se possível chame pelo seu nome quando for enviar um e-mail por exemplo.

Como Fazer seu Site Vender: Pergunte certo

O time para responder dúvidas dentro do site ou até em formulários precisa ouvir mais do que falar.

Dê preferência às perguntas que começam com ?como?" ou até mesmo ?porque?? Afinal, são mais abertas e ajudam você a obter informações valiosas para adaptar seu discurso ou os formulários que está enviando.

Principais gatilhos mentais:

Um gatilho mental é um estímulo que faz com que nosso cérebro tome uma decisão.

Gerar valor, atrair clientes em potencial para interagir com você e principalmente mostrar autoridade são alguns dos gatilhos mentais que vão ajudá-lo a vender ainda mais produtos.

Como Fazer seu Site Vender: Fidelize

É fácil vender pela primeira vez, mas como encontrar o equilíbrio perfeito para vender mais e mais mercadorias?

Esse é o ponto-chave do mundo dos negócios. Sobre este problema é que você conquista clientes por meio de sua atitude.

Procure trabalhar sempre com o melhor preço, aliado a excelente qualidade, com atendimento perfeito e prazo de entrega justo.

Existem outros pontos que podem ajudá-lo com essa fidelidade, mas se você puder encontrar um ajuste perfeito para as coisas acima, será de grande valor.

Outra forma e mandar o cliente para sua base sempre, tenha o contato dele como o e-mail para sempre se relacionar e fazer ofertas.

Personalize sua comunicação

Assim como a equipe de marketing deve se esforçar para fornecer conteúdo adequado aos interesses de cada cliente em potencial e ao estágio da jornada de compra.

Os vendedores também devem adotar uma abordagem mais personalizada quando se trata de assumir a liderança.

A boa notícia é que, com os dados corretos, você pode personalizar todas as interações do vendedor com os clientes.

Essa personalização é benéfica porque faz seu cliente potencial se sentir especial e entender que essa comunicação foi feita para ele.

Para deixar de lado a abordagem genérica, um truque é analisar as interações desse cliente em potencial com a empresa para descobrir o conteúdo que o interessa e buscar mais informações sobre ele e a empresa para a qual trabalha.

Venda pelo Mobile

Nossa dica sobre este material é que você adapte seu site para vender no celular.

Isso é muito importante porque o momento em que o consumidor pesquisa no celular e, em seguida, faz a compra no desktop está mudando.

Pelas facilidades, a ideia hoje é pesquisar e comprar em telas pequenas. Com este recurso, você certamente conseguirá vender mais com seu site.

Como usar os CTAS corretamente

O CTA tem sua origem no inglês, que significa "call to action", que é um convite para realizar uma ação.

Esse gatilho requer ação imediata de visitantes, leads ou clientes após a exibição de conteúdo específico.

Seja no início, no meio ou no final do conteúdo, a intenção do CTA é fazer com que o visitante dê o próximo passo no caminho que sua estratégia traçou para ele seguir.

Os CTAs são importantes porque estimulam as interações e ajudam a converter os clientes, estimulando os desejos no momento certo.

É interessante levar em conta que devem ser claros, objetivos e estar prontamente em conformidade com o que sugerem.

Quando o CTA leva o visitante a um local diferente do indicado, isso implica na perda da confiança do leitor e pode comprometer a credibilidade do site, portanto muito cuidado na hora de colocar seus links.

Se você quer ter um ecommerce ou tem seu e commerce e quer:

  • Administrar seus pedidos de qualquer lugar, seja no computador ou celular

  • Receber pagamentos via cartão de crédito, à vista, cartão de débito on-line ou presencialmente.

  • Quer vender tanto para consumidores finais, quanto para empresas da sua carteira de clientes, de forma fácil e rápida, gerenciando os cadastros de pessoa física e jurídica.

  • Se você possui produtos com diversas cores e tamanhos poderá utilizar nossos recursos de variação de grade.

  • Através da variação de produtos gerencie diferentes opções de modelo, tamanho, cor ou outras características.

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Tudo isso sem cartão de crédito e sem compromisso, você não tem nada a perder! Essa é sua chance de criar sua loja virtual na melhor plataforma de ecommerce.

Fábio Luís

CEO & Co-fundador da wBuy uma plataforma de e-commerce especializada na transformação de vendas físicas em vendas digital. É otimista e criativo com foco em resultados, através da sua solução, ajuda empreendedores de pequeno e médio porte venderem seus produtos na internet.

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