Publicado em 04/01/2023

Como um ERP pode ajudar você a aumentar as suas vendas?

Dicas Loja Virtual

Como um ERP pode ajudar você a aumentar as suas vendas?

O ano novo já chegou e, junto com ele, sempre chegam também as resoluções, promessas e planejamentos para que os novos dias sejam melhores que os anteriores e para que as metas sejam alcançadas.

E você, empreendedor? Já está pensando nas estratégias que serão utilizadas para vender mais em 2023? Algumas estratégias assertivas podem influenciar nessa questão e uma delas é ter um sistema ERP. Mas por quê?

Pois muitos empresários possuem excelentes estratégias de negócios, mas às vezes o que dificulta são alguns processos que deixam a gestão num caráter mais amador devido a falta de um gerenciamento adequado.

Essa deficiência no processo de gestão de um comércio pode acabar afetando os resultados da empresa. Qualquer descuido no modelo de gerenciamento pode virar uma bola de neve.

E para evitar esse tipo de desequilíbrio nos negócios, optar pelo auxílio de um sistema ERP é a alternativa mais adequada, já que ele tem muitas funcionalidades que podem melhorar suas vendas e a gestão do seu negócio como um todo.

Um sistema ERP moderno e funcional possui ferramentas bem delineadas e pensadas de forma a proporcionar inúmeros benefícios na melhoria do gerenciamento empresarial e resolver questões organizacionais.

Por todas essas razões, no artigo de hoje vamos falar sobre como ter um sistema ERP de qualidade pode ajudar a melhorar suas vendas como um todo.

Mas afinal o que é um sistema ERP e para que ele serve?

ERP é uma sigla que vem do inglês e significa Enterprise Resource Planning ou na tradução para o português: Planejamento de Recursos Empresariais.

Trata-se de um software pensado de forma a integrar e automatizar os departamentos de uma empresa - por mais distintos que sejam - de forma a possibilitar uma centralização das informações, o que consequentemente melhora a gestão empresarial.

Apesar de um sistema ERP ser muito usado na otimização da gestão financeira empresarial, ele não serve apenas para esse único papel - ele apresenta outras ferramentas que melhoram sua empresa como um todo.

Confira algumas delas no tópico seguinte!

Ferramentas do sistema ERP para aumentar a produtividade e as vendas do seu negócio

Com um sistema ERP é possível alavancar a produtividade e aumentar as vendas usando algumas ferramentas disponíveis no software.

Análise e acompanhamento do faturamento de forma constante e assertiva

Como um ERP possibilita a integração entre os setores da empresa, todas as vendas geradas são imediatamente identificadas no departamento financeiro e isso viabiliza o acompanhamento do faturamento em tempo real.

Isso traz mais segurança nas tomadas de decisão dos gestores e esse processo auxilia todos os tipos de empresa - seja loja física, e-commerce ou multicanais de venda.

Personalização de dados para fidelizar e captar de novos clientes

Ao optar por um ERP com uso dos dados cadastrados de forma criteriosa e estratégica possibilita fidelizar os clientes da sua loja e inclusive captar novos atraindo sua atenção de acordo com as informações obtidas sobre:

  • preferências
  • necessidades
  • interesses
  • faixa etária
  • perfil de compra
  • produtos mais ou menos vendidos
  • regiões onde as vendas são maiores
  • entre outros

Com a obtenção de dados mais específicos sua loja pode criar campanhas mais assertivas e diferenciadas que alcançam os consumidores certos, trazendo melhores resultados.

Processos mais personalizados e eficazes requerem um sistema ERP completo - como o Bling que forneça dados e informações de valor que tornem possível traçar planos e metas com maiores retornos.

Integração do estoque

A integração do estoque é sem sombra de dúvida uma das maiores vantagens que um ERP pode oferecer - pois caso um produto esteja indisponível no estoque do sistema, a venda não poderá ser efetivada e isso evita problemas com a clientela.

Com os canais da empresa integrados pelo sistema quando a venda é gerada, o responsável pelo estoque logo recebe a lista de itens para separação, embalo e envio mantendo um ritmo padronizado de trabalho.

Outro ponto de grande ajuda é a atualização do estoque para lojas multicanais - quando uma venda é concluída num determinado canal, o estoque de todos os demais é atualizado de forma automática.

Ciclo de vendas mais curto

Ciclo de vendas mais curto, é quando seu consumidor toma a decisão mais rápido:

  • identifica a necessidade
  • encontra a sua loja
  • escolhe o produto
  • finaliza a compra

Para além dessa vantagem, um ERP ainda melhora a rotina cotidiana de uma empresa ao promover otimização e agilidade nos processos, permitindo algumas ações de grande relevância para seu negócio.

E com processos mais ágeis, a tendência é que o ERP contribua também para que o ciclo de vendas da sua empresa seja menor.

Isso porque ele facilita a comunicação entre as diversas áreas do negócio e a automatização das atividades manuais - gerando ganho de eficiência e redução do tempo de conclusão das vendas.

Mas como um ERP ajuda no aumento das vendas?

Existem inúmeros empreendedores com boas ideias e que conhecem o seu negócio, além de comercializar produtos de qualidade que os leve a ser notados - mas que infelizmente não sabem como aumentar suas vendas.

E é aqui que um ERP pode te ajudar nessa missão, oferecendo recursos para auxiliar sua empresa a conduzir com maestria processos como:

E além desses ele auxilia?

No controle da produção:

Ao permitir a identificação de gastos desnecessários e perdas na produção. O ERP também faz uma análise completa das atividades e fornece dados em tempo real para que o empreendedor agilize a tomada de decisão e evite prejuízos.

Na gestão de estoque integrada:

Possibilita uma gestão de maior visibilidade - onde o lojista consegue acompanhar entrada, saída e disponibilidade dos produtos em estoque e providenciar a reposição dos itens faltantes de forma simples e eficiente.

No fluxo de caixa assertivo:

O sistema permite integração automática com outros setores da empresa, o que consequentemente anula os problemas com recebimento ou pagamento não prejudicando o fluxo de caixa.

Com as soluções logísticas:

O sistema ERP permite integrar as operações logísticas de:

  • WMS
  • transportadoras
  • correios
  • e outras opções logísticas

E tais ações garantem maior segurança na operação como um todo.

E também nas soluções fiscais:

O ERP realiza cálculos de impostos, como:

  • ICMS
  • IPI
  • POIS
  • COFINS
  • ISS
  • Substituição Tributária
  • dentre outros

Tudo de maneira automática, possibilitando emissão de nota fiscal eletrônica de serviços de diversas cidades do país, deixando o gerenciamento fiscal super descomplicado.

Proporcionando melhor controle financeiro:

O ERP permite ampla visibilidade dos valores para o gestor, evitando prejuízos por falta de conhecimento estratégico ou mesmo por descuido no controle financeiro.

Oferecendo atendimento multicanais:

Esse sistema permite a você atender o cliente em diversos canais de venda, pois integra todas as operações, como:

  • loja física
  • e-commerce
  • venda itinerante
  • revenda
  • marketplaces
  • televendas
  • e muito mais

Tudo em uma única solução integrada, para que o lojista não perca nem uma venda.

O que você precisa analisar em um sistema ERP antes da contratação

O primeiro passo dessa análise é optar por um ERP que tenha todas essas áreas que falamos atuando de forma síncrona, possibilitando melhor gestão e organização e dando ao seu negócio chances reais de crescimento.

A padronização e a integração são dois aspectos de grande importância que precisam invariavelmente ser considerados na hora de escolher um sistema ERP e aqui o Bling sai na frente.

Pois ele é algo muito além de um sistema ERP, já que sua gama de funcionalidades facilita o negócio , aumentando a lucratividade, ajudando a solucionar problemas de gestão, melhorar a agilidade das vendas e demais processos da empresa.

Considerar se o sistema disponibiliza suporte técnico adequado em caso de alguma falha ou necessidade é outro ponto importante para não ficar na mão naquele momento de necessidade.

Antes de tomar a decisão final, você pode optar por fazer um teste na ferramenta. O Bling, como nosso parceiro, oferece 3 meses grátis para você aproveitar e testar todas as funcionalidades e ver que ele é o parceiro perfeito para seu negócio.

Avalie sempre cuidadosamente as necessidades da sua empresa e lembre que um bom ERP, além da capacidade técnica, precisa facilitar os trabalhos das equipes.

ERP é aliado para o seu negócio

Para quem busca expandir seus canais de vendas e anunciar seus produtos em marketplaces o Bling torna-se um aliado crucial na inclusão de anúncios e na melhoria de visibilidade dos seus produtos.

Isso porque ele é um software super completo de gestão que abrange as principais áreas de um negócio com assertividade, simplicidade e fluidez.

Ao optar pelo Bling você terá a acesso a funções integradas tais como:

  • gestão de faturamento - recebimento de pedido; separação; embalagem e expedição.
  • gestão de produtos - conexão dos canais de vendas, sincronização automática dos estoques e atualização de preços.
  • gestão de compras - avaliação da necessidade de compra de produtos/insumos; gerir ordens de compra; formação de preços, gerir os fornecedores.
  • gestão financeira - integração de recebíveis, controle de pagamentos, demonstração de resultados para análise.

ERP é aliado nas suas vendas

Um processo de vendas tem várias etapas que precisam ser concluídas com êxito para que o cliente não tenha uma experiência negativa na sua loja.

Questões como:

  • demora no atendimento
  • erro na separação de pedido
  • lentidão no site
  • atendimento deficitário

São situações que podem acabar ferindo a credibilidade do seu negócio e até mesmo levando o cliente a afastar-se.

Com funcionalidades que mantêm os estoques integrados e permitem a comunicação entre os canais de vendas, o ERP vai tornar os processos de venda mais otimizados e rápidos, evitando retrabalho, oferecendo uma rotina de maior motivação e produtividade.

A automatização que o software proporciona consegue melhorar o desempenho das várias áreas, possibilitando acompanhar todo o ciclo de venda - sempre com agilidade, dentro dos prazos e de forma personalizada.

Isso reduz a incidência de erros e os pedidos de venda de um período serão atendidos corretamente, tendo menor risco de devoluções ou cancelamentos.

Estes são fatores diferenciais - que estimulam a recompra na sua loja e também que o cliente lhe indique para outras pessoas.

O sistema ERP pode ser um grande aliado no gerenciamento das suas vendas - já que fornece excelentes ferramentas para a estruturação do seu negócio, mas aqui vale destacar que a equipe de vendas é a engrenagem do negócio.

Todas as estratégias e tomadas de decisão precisam ter em consideração sua equipe de vendas, para que os processos consigam fluir cada vez mais e melhor - ou seja, ao ter um ERP de qualidade aliado a um time de vendas efetivo seu negócio tende a bombar!

Não deixe de testar o ERP ainda neste início de ano!

Nada de começar o ano postergando! Com a nossa oferta você ganha 4 meses grátis para testar o Bling.

Sendo o início do ano uma época de renovação e organização, esta torna-se uma ótima oportunidade para colocar em prática as promessas feitas nessa virada. E para auxiliar nessa organização conte com um software que vai te ajudar a ter controle total das vendas.

Se ainda não adotou um sistema ERP para gerenciar os processos da organização, teste o Bling e veja as vantagens de ter o auxílio de um software com excelentes funcionalidades e que otimiza as atividades da empresa.

Para aproveitar a promoção use o cupom: #wbuy que ele oferece 4 meses grátis. Mas essa oferta é válida para novas contas e não é cumulativa com outras promoções.

Clique aqui e já aproveite o cupom #wbuy

Comece o seu ano com as vendas em alta e aproveitando as funcionalidades de um ERP que vai guiar as outras ações, ajudando o seu negócio a entender mais facilmente o quanto você pode investir em cada área, qual sua margem de lucro, os custos de produção, etc.

Aí com o seu sistema ERP contratado e implementado, você conseguirá integrar e otimizar os processos do seu negócio, contribuindo para que sua operação seja mais ágil e eficiente.

Já deu pra ver que o ERP é uma ferramenta muito importante para o funcionamento de um negócio, então aproveite a promoção e faça o teste hoje mesmo.

11 min. de leitura 418 visualizações 0 comentários Curtir (0)

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar ;)

Nome

E-mail

Comentário

Quanto é 4 + 4?