Publicado em 21/05/2021 por Fábio Luís

Dicas de marketing digital ideal para o e-commerce

Dicas Loja Virtual

Dicas de marketing digital ideal para o e-commerce

O marketing digital se tornou essencial para o crescimento de qualquer ecommerce, não importando o tamanho ou ramo do negócio.
O marketing digital ampliou a interação entre o vendedor e cliente. E trouxe a essa relação um aspecto bilateral, onde no começo da internet era caracterizada pela passividade do cliente que se via, até pouco tempo essa relação era unilateral, ou seja, o cliente praticamente não interagia com o site.

O cliente ativo questiona, opina e exige atitudes. Isso faz toda a diferença no processo de construção da marca da empresa e satisfação dos clientes.
Mas o marketing vai além de postagens animadas nas redes sociais. E se bem empregada essas ações, irão impulsionar o e-commerce a outro patamar de visibilidade.

Pilares para o sucesso com o marketing digital

Antes de estipular quais ações de marketing digital serão adotadas para impulsionar as visitas do clientes, é preciso se atentar a algumas questões:

  • Crie um plano de negócio bem detalhado com a finalidade de conhecer melhor seu público, saber quais produtos são de seu maior interesse e ainda, faça a escolha de quais meios de divulgação serão mais adequados ao seu negócio;
  • Transmita confiança ao cliente apresentado a ele um site clean, de fácil navegação, disponibilizando campo de busca em locais visíveis e acima de tudo ofereça protocolos seguros para que as transações comerciais sejam seguras;
  • Conheça o perfil do seu público, para que a comunicação seja personalizada, abrindo espaço para o diálogo, mostrando para ele que leva em consideração suas críticas e sugestões.
Tendo isso em mente é chegada a hora de fazer a definição das estratégias de marketing digital.

1. Ajude o cliente a entender o produto

A compra online oferece muitas vantagens ao cliente. Além de comodidade, o e-commerce pode oferecer um preço menor que as lojas físicas. Isso porque seus custos são menores.
Porém, as compras online possuem desvantagens. O cliente não tem contato físico com o produto. Por isso é importante ter uma descrição detalhada, acompanhada de imagens. Isso ajuda o cliente a ter a dimensão real de como é aquele produto.

2. Tenha um Canal de atendimento efetivo

Ter um canal de atendimento é indispensável, mas ter um canal de acesso fácil é o diferencial. Isso facilita e enriquece a experiência de compra do cliente.
Pode ser um aplicativo de mensagens, um bate papo ou outra forma que facilite essa interação. Assim, o cliente poderá fazer seus questionamentos de forma rápida e assim não haverá tempo para desistir da conclusão da compra.

3.Produza conteúdo efetivo

O marketing de conteúdo é um dos maiores aliados da compra online. Através da produção de conteúdo a loja diminui a distância entre ela e o cliente. E também reafirma a sua autoridade no mercado.
O objetivo do marketing de conteúdo é o engajamento do cliente existentes e a captação de outros novos. Para isso, a marca se utiliza da criação de conteúdo relevante.
O marketing busca a atração e o envolvimento dos clientes.
Os canais utilizados para a aplicar essa estratégia de produção de conteúdo são os sites, blogs e redes sociais.
Esse conteúdo vai além de fotos e propagandas. Ele abrange comparação de produtos, dicas de utilização e compras e tudo mais que traga a atenção do cliente.
Já não há mais espaço para bombardear o cliente com propagandas passivas.
O marketing de conteúdo deve conduzir o cliente pelo caminho até a compra.

4. Invista em SEO

SEO é a sigla de Search Engine Optimization ?otimização em mecanismos de buscas. Seu objetivo principal é colocar o site nas primeiras posições no mecanismo de busca, principalmente no Google que domina a maioria das pesquisas feitas na internet.
É importante aparecer nas primeiras opções porque elas são as opções mais clicadas pelos usuários no momento da pesquisa no mecanismo de busca. Por isso, estar bem posicionada possibilita mais visitas no e-commerce e uma maior chance de conversão.
Para que a página ocupe essas posições existem critérios que são relacionados às chamadas técnicas de SEO.
É importante aplicar essas técnicas de forma natural e que tragam relevância ao usuário que acessa o e-commerce. Isso aumenta as chances de garantir um bom ranqueamento.
Saber as principais palavras chaves utilizadas pelo usuário na hora da busca por determinado tema ou conteúdo do seu e-commerce é um ponto muito importante para conseguir tráfego qualificado e expressivo para seu negócio.
No momento de aplicar a técnicas de SEO não se deve levar em consideração somente o Google, mas também aquilo que o usuário quer procurar e como irá fazê-lo.
Investir em SEO é uma estratégia de marketing digital bastante eficiente para otimizar o conteúdo de sua loja virtual, blog ou canal do Youtube, por exemplo.
Para um bom ranqueamento, no Google exige certos pontos de atenção, como:
  • Fazer o uso eficiente das palavras-chaves;
  • As URL?s devem ser amigáveis e funcionais;
  • Apresentar conteúdo de qualidade.
  • Qualidade do texto, coesão e relevância;
  • Códigos HTML devem seguir hierarquia de cabeçalhos que devem ser empregados na construção de textos.
  • Colocar palavra chave no Título, metadescription e ao longo do texto de forma moderada.
Além das características apontadas acima, o e-commerce também deve ter atributos de acessibilidade. Além disso, deve ter um carregamento rápido das páginas, pois isso melhora a experiência do usuário.
Para isso, deve contratar uma boa hospedagem de site que ofereça uma boa rapidez e disponibilidade do ecommerce.
Muitos se perguntam quanto custa um site preparado para SEO?
É preciso estar ciente que o êxito do SEO é um conjunto de fatores e que deve ser trabalhado sempre visando o resultado a médio ou longo prazo. Pois as atualizações dos fatores de ranqueamento dos mecanismos de buscas são constantes. Com isso, as demandas de melhorias são frequentes.

5. Rede Social

As redes sociais são as ferramentas mais utilizadas pelo comércio, devido uma proximidade maior com elas.

Antes de utilizar determinada rede social, a marca deve pesquisar se essa rede social pretendida é de fato a mais utilizada pelos seus clientes.
As redes sociais não devem ser usadas somente como balcão de vendas. É necessário acrescentar conteúdo relevante.

6. Parcerias

Uma ferramenta que vem sendo muito utilizada no marketing é a parceria entre Youtubers, Instagramers e blogueiros.
Esses influenciadores farão propagandas dos produtos em suas páginas e canais, então seus seguidores terão um bônus através de um cupom de desconto exclusivo oferecido nesses perfis.

7.Premiação e fidelização

Para que se tenha a certeza que o cliente está fidelizado e não procurará a concorrência, é necessário oferecer as melhores condições, o melhor produto e o melhor atendimento.

Uma dessas formas de fidelização o cliente é através de bonificações. Essas bonificações se dão por meio de promoções e cupons de descontos.
Para melhorar ainda mais essa ferramenta, a loja pode utilizar plataformas digitais que sejam exclusivas no oferecimento desses cupons de descontos. Esses cupons podem ser utilizados em situações diferentes, trazendo uma certa diversificação. Neste caso, temos, por exemplo:

  • Para a primeira compra a ser realizada;
  • Cliente que está sem comprar há muito tempo;
  • Para os clientes que deixam o produto no carrinho, sem finalizar a compra;
  • Cupons para serem utilizados em datas comemorativas do comércio.

8. E-mail marketing

Para enviar esses e outros benefícios, o empreendedor deve possuir uma lista de clientes. Através dessa lista de contatos será possível entrar em contato com cada um deles.

Com o emprego adequado dessas estratégias certamente haverá um fortalecimento da marca e das vendas no e-commerce. Porém, o cliente deve estar ciente que os resultados vão surgindo gradativamente.

E assim o empreendedor deve melhorar sua autoridade e construir a sua reputação e imagem.

9. Mídia de Display

Embora não seja de conhecimento de um público considerável, as mídias display já fazem parte do marketing digital desde o começo dos anos 2000.

Inicialmente os anúncios eram vendidos na mídia tradicional, por meio de impressões, sendo praticamente impossível fazer seu rastreamento.

Atualmente, essa mída é considerada imprescindível para uma campanha eficiente de marketing digital.

Os links patrocinados podem ser contratados no Google Adwords plataformas, ou demais plataformas de anúncios, de 2 maneiras diferentes, principalmente:
  • CPC ou custo por clique, quando o pagamento da marca só é feito quando o usuário clica no seu anúncio;
  • CPA ou custo por aquisição, sendo o pagamento realizado quando uma pessoa realiza a ação que foi indicada, como por exemplo, o preenchimento de um formulário.

10. Links Patrocinados

Seja em sites de busca como o Google, quanto em redes sociais como o Facebook, a adoção do uso dos links patrocinados como uma atividade de marketing digital é bem indicado também.

As principais vantagens agregadas a essa estratégia são:
  • O retorno do valor investido é rápido, devido ao aumento das chances de conversão;
  • Possibilidade de anunciar nas redes de pesquisa, sites e blogs afiliados ao Google, como Youtube e Gmail;
  • Geração de leads qualificados.

11. Marketing de Influência

Se ainda não conhece o poder de influência que os influenciadores digitais possuem sobre os consumidores, está precisando rever seus conceitos.
Encontrar o influenciador digital certo é a chave do sucesso dessa estratégia de marketing digital.
Logo, faz-se necessário pesquisar a autoridade que esse influenciador possui, avaliando as marcas que já representaram e se o aumento nas vendas foi considerável, tendo em vista o investimento feito.
Para as empresas de pequeno porte, as micro influenciadoras, podem ser uma excelente opção, pois, além de garantir a presença digital, não precisará gastar tanto.

Conclusões

Mesmo que a internet seja um ?espaço? amplo, só sobressai aquele que faz um bom investimento em marketing digital.
Afinal, chamar a atenção do público diante de tanta concorrência, sem utilizar técnicas específicas para esse fim, é quase que impossível.

Portanto, se a intenção é promover o e-commerce, o marketing digital dispõe de inúmeras ferramentas para que alcance seus objetivos. Seja qual for a marca, com o uso de boas estratégias de marketing digital, é possível promover seus produtos e conquistar um espaço, tão concorrido na internet.

Você pode garantir o restante do sucesso de sua loja virtual se cadastrando em uma plataforma de e-commerce acessível, de qualidade e com diversas integrações disponíveis, a wBuy.

Teste 15 Dias Grátis sua Loja Virtual na wBuy e entenda o motivo pelo qual somos a plataforma de e-commerce que mais cresce no país.

Fábio Luís

CEO & Co-fundador da wBuy uma plataforma de e-commerce especializada na transformação de vendas físicas em vendas digital. É otimista e criativo com foco em resultados, através da sua solução, ajuda empreendedores de pequeno e médio porte venderem seus produtos na internet.

8 min. de leitura 417 visualizações 0 comentários Curtir (0)

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar ;)

Nome

E-mail

Comentário

Quanto é 2 + 1?