Publicado em 11/06/2021 por Rodrigo Schiavini

Entenda como a busca por voz eleva a e experiência no e-commerce

Loja Virtual

Entenda como a busca por voz eleva a e experiência no e-commerce

O e-commerce tem crescido muito nos últimos tempos, mas se por um lado, o número de compradores on-line aumentou, por outro, a quantidade de lojas virtuais também. Diante desse cenário, as lojas on-line devem se atualizar constantemente com as novas tendências do mercado para conquistar os consumidores e ganhar competitividade.

Uma tendência que está cada vez mais em alta é a tecnologia de voz. Segundo uma pesquisa realizada pela Ilumeo, 48% dos entrevistados usam assistentes de voz pelo menos uma vez por semana e 87% deles têm como principal uso a busca por voz.

Muitas lojas virtuais já estão utilizando busca por voz em seus sites. Entenda como essa tecnologia é essencial para elevar a experiência no e-commerce.

Qual a importância da busca por voz para o e-commerce?

A tecnologia de voz entrou na vida das pessoas pra ficar. Hoje ela é utilizada para diversos fins, como fazer uma pesquisa na internet, ligar ou desligar a TV, trocar de canais, realizar ações no smartphone, entre outros. E agora é uma realidade cada vez mais presente no mundo do e-commerce.

Outros dados coletados pela Ilum justificam esse cenário: segundo a empresa, 84% dos entrevistados consideram mais fácil usar a voz a ter que digitar, e 70% veem mais valor nas marcas que utilizam essa tecnologia.

É por isso que milhares de lojas virtuais já entenderam a necessidade e importância dessa tecnologia e implementaram a busca por voz em seus e-commerce.

Busca por voz e experiência de compra: qual a relação?

A busca por voz, ou voice search, está totalmente ligada à experiência de compra. Primeiro, porque, como já mencionamos, é uma tendência no mercado e os consumidores esperam encontrar essa tecnologia quando estão navegando pela loja.

Segundo, porque confere praticidade, agilidade e facilita a jornada de compra.

Um dos aspectos que influenciam esses benefícios é a velocidade. De acordo com o Bing, pesquisar itens falando é 3,7x mais rápido do que digitando. Assim, o consumidor consegue encontrar os produtos com mais rapidez.

Além disso, é uma mão na roda para produtos estrangeiros e/ou com grafias difíceis, que muitas vezes geram dúvida sobre como escrever corretamente.

Tudo isso torna a experiência de compra muito mais agradável, deixando o cliente satisfeito e mais propenso a fechar a compra.

Como funciona a tecnologia de busca por voz?

A busca por voz funciona através do reconhecimento de fala por inteligência artificial. Através do reconhecimento de fala, a inteligência tem a capacidade de identificar fonemas, palavras e frases ditas em voz alta. Basta o consumidor clicar no microfone e falar o que deseja e então a inteligência faz o reconhecimento dos fonemas e transcreve o que foi dito em texto automaticamente.

Como ter uma busca por voz no meu e-commerce?

Para ter uma busca por voz na sua loja virtual existem dois caminhos: o primeiro é desenvolver internamente com uma equipe de tecnologia própria. Mas isso gera muito trabalho e custos, tanto com a tecnologia, quanto com mão de obra.

Mas, felizmente, existe um segundo caminho, muito mais prático, simples e econômico, que é contratar uma ferramenta especializada nessa tecnologia para e-commerce.

A SmartHint é um exemplo de player que disponibiliza a busca por voz em seu sistema de busca inteligente, que também possui alta velocidade, mesmo nas buscas por digitação; similaridade fonética; busca por cor automatizada e busca comportamental.

Na contratação de qualquer plano, estão inclusos a busca inteligente, com todas as funcionalidades mencionadas; vitrines de recomendação autônomas; e pop-ups de retenção. Depois da adesão, em pouco tempo as ferramentas ficarão ativas dentro da sua loja virtual, inclusive a tão sonhada busca por voz.

Tudo de forma prática e simples, sem burocracia, sem contrato de fidelidade e sem gerar trabalho para a sua equipe. Conheça a busca por voz da SmartHint!

Rodrigo Schiavini

Fundador e diretor de negócios da SmartHint, também é diretor regional Paraná da ABComm, com mais de 10 anos de experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.

2 min. de leitura 384 visualizações 0 comentários Curtir (2)

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar ;)

Nome

E-mail

Comentário

Quanto é 2 + 1?