Publicado em 29/07/2021 por Fábio Luís

O que é precificação? Entenda mais sobre o assunto

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O que é precificação? Entenda mais sobre o assunto

Esclareça de uma vez por todas as dúvidas que perseguem vários empreendedores: o que é precificação, e como realizá-la?
A precificação é um dos maiores desafios de qualquer empreendedor, principalmente para quem está começando agora no mundo dos negócios.

Apesar de parecer uma coisa fácil e simples de ser feita, não é! Isso por que não é só colocar o preço que você imagina em um produto, ou serviço e pronto, existe todo um processo em volta.

Mesmo sendo uma coisa que pode demandar um certo tempo, é preciso entender que é algo fundamental para o seu negócio: entender o que é precificação.

Ao tabelar seus preços no ?achismo? você acaba correndo dois riscos: o primeiro é perder ou nem ao conquistar clientes, o segundo é acabar no prejuízo, não conseguindo ter lucro, e em alguns casos nem pagar as despesas do mês.

A boa notícia em tudo isso é que existem algumas formas de realizar o processo de precificação de produtos de forma mais simples. Por isso, reunimos essas informações no artigo de hoje.

Vamos lá?!

Quais os principais objetivos da precificação?

Quando se pensa em precificação de produtos a primeira coisa que vem em mente é que o objetivo principal é atrair mais clientes e lucrar com suas vendas. E sim, esse é um dos objetivos, mas vai bem, além disso.

A precificação pode ditar o futuro da sua empresa, tanto para o bem, como para o mal. Para que tudo fique mais claro, listamos os principais objetivos com a precificação de produtos, veja:

Agradar seus clientes

Esse é um ponto muito importante, afinal quando o seu preço encaixa perfeitamente às condições do seu cliente, isso faz com que ele queira comprar com você, principalmente se ele for competitivo em meio a concorrência.

Atrair o público-alvo

O seu preço vai transmitir a que público sua empresa está direcionada. Por exemplo, se você tem como objetivos atingir empresas de pequeno porte e definir preços extremamente altos, não estará atingindo o seu público.

Ter armas em meio a concorrência

É interessante que você desenvolva uma política de preços em sua empresa, assim vocês saberão quando precisar agir com preços mais competitivos em meio a concorrência.

Descontos

Toda empresa precisa definir uma margem máxima de desconto, dessa forma não haverá riscos de prejuízos nas vendas.

Otimizar os resultados

Se você define preços que de fato se convertam em lucro, você conseguirá desenvolver sua empresa e levá-la ao próximo nível. Do contrário, poderá ter grandes prejuízos, em alguns casos chegar a falência.

Contas em dia

Se a precificação está correta, o dinheiro sempre estará rodando no caixa, e assim você terá recursos para pagar todas as despesas como os impostos e salários.

Vantagens de uma boa Precificação

Como você viu, a precificação correta pode ser a definição da saúde financeira da sua empresa. Quando você começa o processo de precificação de produtos, precisa ter um olhar para o lucro a longo prazo.

Isso porque se você definir preços extremamente altos poderá chegar a falência, e se definir valores muito baixos pode comprometer seu caixa como um todo.

Se tivéssemos que listar a vantagem principal, poderíamos mencionar o cálculo. Você deve estar se perguntando: como assim?

Isso porque o cálculo vai te permitir ver tudo com muito mais clareza, definir ações e principalmente focar na avaliação de resultados de forma objetiva.

Isso vai te ajudar a prever lucros e possíveis prejuízos, assim você pode avaliar possíveis soluções, novas estratégias, contratações e tantas outras coisas.

Diferença entre preço e valor

De forma simples e clara, podemos definir preço como a quantidade de dinheiro que seu cliente precisará ter para comprar seu serviço, referindo-se única e exclusivamente ao quesito monetário.

No caso do valor, estamos nos referindo aos benefícios, os diferenciais que estão atrelados aos seus produtos e serviços que estão sendo adquiridos pelos seus clientes.

Por exemplo, se você vende colchões e no seu site está o valor de R$2 mil, esse é o preço, o que o cliente irá pagar. Já a tecnologia e o conforto presente, é o valor que está sendo adquirido.

Estratégias de Precificação

Existem 4 principais estratégia de precificação, conheça cada uma delas:

1. Precificação por concorrência

Essa forma de precificação deve ser feita através da análise dos preços de outras empresas do seu segmento.

2. Precificação usando o fator markup

Essa precificação funciona através de uma análise de custos de produção, distribuição, comercialização e divulgação do seu serviço ou produto, para que você aplique uma taxa de custo para o seu cliente final.

3. Precificação por Margem de Contribuição

Esse método nos ajuda a entender se a receita da sua empresa é o bastante para arcar com os custos e em suas despesas fixas, sendo capaz de deixar uma margem de lucro.

4. Precificação Dinâmica

Essa é a mais utilizada em e-commerces. Isso acontece devido à facilidade em colher dados dos consumidores, que mostram o seu comportamento de compra, e assim direcionar para ajustes de valores.

Por exemplo, se a sua taxa de abandono de carrinho está alta em um determinado produto, isso pode indicar que está na hora de reduzir seu preço.

Da mesma forma, quando um produto estiver esgotando com facilidade e/ou rapidez, pode ser um indicativo de que é um bom momento para aumentar seu preço.

Como fazer a precificação de produtos passo a passo?

Antes de mais nada, você deve definir um dos métodos mencionados acima para utilizar em sua precificação de produtos, na sequência siga esses passos:

Tenha conhecimento dos seus custos e despesas

É preciso entender quais são de fato os custos e despesas que estão relacionados ao produto e a empresa. Caso isso não seja feito você poderá ter grandes prejuízos, mesmo se arrasar nas vendas.

Defina a margem de lucro

Esse é um ponto que confunde algumas pessoas, já que não existe uma margem padrão, tudo depende da empresa, dos custos, etc. O ideal é encontrar o equilíbrio entre você e o cliente.

Avalie o mercado

Os fatores mercadológicos são extremamente importantes na hora da precificação de produtos. Queremos dizer que o seu preço deve ter conexão com as exigências do mercado, e bem próximo aos de seus concorrentes.

Tudo bem que existem campanhas que podem ser feitas para deixar o preço lá embaixo por determinado período, mas não pode ser utilizado de forma fixa para evitar problemas.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender o que é precificação, e sua importância para o crescimento da empresa. Cada detalhe é importante para quem quer ver seu negócio cada vez maior.

Um bom exemplo é a plataforma de e-commerce utilizada, que pode impactar diretamente no preço de seus produtos.

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Fábio Luís

CEO & Co-fundador da wBuy uma plataforma de e-commerce especializada na transformação de vendas físicas em vendas digital. É otimista e criativo com foco em resultados, através da sua solução, ajuda empreendedores de pequeno e médio porte venderem seus produtos na internet.

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