Publicado em 27/04/2021 por Fábio Luís

Como Criar um Clube de Assinatura Online: Aprenda TUDO!

Dicas

Como Criar um Clube de Assinatura Online: Aprenda TUDO!

Como Criar um Clube de Assinatura Online: Aprenda TUDO!

Sabe-se que o e-commerce surgiu como resposta aos avanços tecnológicos, para melhor atender as necessidades e demanda dos clientes. De modo bem similar, os empreendedores encontraram nos clubes de assinatura online uma forma de aumentar o fluxo de vendas e fidelizar clientes.

Atualmente, é possível encontrar clubes de assinatura para qualquer coisa, como alimentos, livros, itens de papelaria, artigos de decoração, kits de beleza e muito mais. Esse mercado já movimenta mais de R$ 1 bilhão anualmente, desde 2018 no Brasil.

Se você deseja incluir esses clubes para sua loja virtual, leia a seguir um guia completo sobre como criar um clube de assinatura online.

O que é um clube de assinaturas

Mas afinal, como funcionam e o que são os clubes de assinaturas? São pacotes pagos, geralmente pagos mensalmente, em que os clientes recebem, de acordo com o um período pré-determinado, uma seleção de produtos sem precisar sair de casa.

Esse modelo de negócio tem feito sucesso, principalmente devido a sua praticidade, pois o assinante não precisa se preocupar em encontrar as novidades. Uma empresa realiza todo o processo e geralmente os itens entregues são surpresa.

Outro fator que tem garantido o sucesso desses clubes é a variedade de pacotes. Uma empresa pode ter pacotes simples, intermediário e completo, buscando atender todos os níveis de consumidores.

Vantagens para as empresas

Incluir um clube de assinatura em uma loja virtual é, sem dúvidas, muito vantajoso para quem possui um e-commerce e deseja melhorar a receita e a quantidade de clientes.

Uma das principais vantagens, com certeza, é a renda prevista todos os meses, além de que quanto mais assinaturas mais lucro sua loja virtual pode ter. Os clubes também são excelentes aliados no lançamento de produtos, basta enviar uma amostra do item para ser avaliado.

Além de outras vantagens como: programação e controle do estoque, não requer loja física, reduz custos com o controle de novos clientes e garante a fidelização dos clientes.

Principais clubes de assinatura no Brasil

Conheça os 5 principais clubes de assinatura no Brasil:

TAG ? Experiências Literárias: é um dos clubes mais famosos no Brasil. Entregam todos os meses um kit com um livro, uma caixa colecionável, revista sobre o autor e obra, um marcador de páginas e um ?mimo literário?.

Glambox: é o maior clube de beleza da América Latina. Fornece mensalmente uma caixa de cosméticos e itens de maquiagem, de acordo com o perfil informado no momento de contratação do pacote.

Box.Petiko: esse é um pacote para mães ou pais de pets, eles enviam mensalmente petiscos e brinquedos com uma temática diferente a cada mês.

Clube Wine: ideal para apreciadores de um bom vinho. O Clube Wine oferece para seus clientes uma variedade de vinhos do mundo todo, selecionados por sommeliers.

Omelete Box: para quem ama a cultura geek, esse clube envia mensalmente itens diversos como camisetas, pôsteres, adesivos, itens de decoração e muito mais.

Como montar um clube de assinatura no seu negócio

Lendo até aqui provavelmente você já está interessado e cheio de ideias para criar um clube para sua loja virtual e aproveitar todas as vantagens do recurso.

Mas antes de tudo, você precisa aprender a como montar um clube de assinatura, de forma que seja realmente vantajoso para sua empresa e não somente para o cliente. Pensando nisso separamos 3 dicas que irão te ajudar, veja a seguir.

Entenda seu mercado e defina sua persona

Antes de criar um clube é preciso pensar qual é o mercado do seu e-commerce e com qual produto e público você trabalha.

Os clubes de assinatura são bem abrangentes, mas não é todo nicho que terá abertura para esse tipo de estratégia. Produtos fáceis de encontrar não são bons para criar um clube de assinatura. Quanto mais específico e exclusivo for o seu produto, mais chances você tem de obter sucesso.

Após entender o seu mercado, verifique se o seu público já está segmentado o suficiente para aderir à ideia e defina sua persona, isto é, seu modelo de cliente ideal, para então começar a pensar nos produtos que irá oferecer.

Escolha os melhores produtos

A maior característica dos clubes de assinatura é a seleção dos produtos. Você não será bem-sucedido no ramo se comprar itens avulsos e sem graça para seus clientes, já que isso qualquer um pode fazer. Por esse motivo, é preciso ter um diferencial.

Se você deseja vender assinaturas para café, por exemplo, será necessário que você esteja atento a todas as novidades, técnicas de colheita, cultivo e preparo do café, bem como os melhores produtores e distribuidores. Escolha os melhores produtos para apresentar ao seu consumidor.

Vender um clube de assinatura é como vender uma experiência em qualquer mercado, pois o cliente está esperando por algo de qualidade para testar e conhecer. Então, invista nos produtos, seja seletivo e criativo, pois isso fará toda a diferença para a opinião do cliente sobre sua empresa ou marca.

Quanto mais você investir nos produtos, mais chances você possui de fidelizar clientes, pois eles sabem que todos os meses receberão itens inovadores, com referências de mercado e com alta qualidade.

Ofereça planos diversificados

Muitos clientes se sentirão atraídos a participar do seu clube pela exclusividade e praticidade de receber os itens. Mas, você deve estar ciente que nem todos os clientes possuem objetivos exatamente iguais. Saiba que algumas pessoas estarão dispostas a pagar um valor mais alto e outras não.

Se você criar apenas um plano de assinatura perderá muito lucros e clientes.

Se houvesse um plano mais caro, alguns clientes pagariam por ele, assim como muitos deixariam de aderir por achar o valor único alto para seu orçamento mensal. O ideal seria oferecer planos diversificados, buscando atender a todos os tipos de cliente.

Ofereça um plano mais barato e mais simples, com produtos que não são extremamente selecionados, mas que já atendem a expectativa e orçamento do cliente. Outro plano intermediário, um pouco mais caro, com mais produtos e mais selecionado. Por último, um plano totalmente completo, exclusivo e selecionado, sendo mais caro em relação aos outros.

Conclusão

O clube de assinatura é um modelo de negócio que vem ganhando cada vez mais adesão entre os empreendedores digitais e os clientes que buscam alternativas mais simples de encontrar produtos interessantes dentro de um segmento.

E agora que você já sabe como criar um clube de assinatura, é hora de ativar sua imaginação e planejar o melhor clube para o seu e-commerce e engajar ainda mais suas vendas.

Se você ficou interessado em clubes de assinatura, mas não possui sua loja virtual ou já possui e quer melhorá-la em todos os aspectos? Que tal conhecer a nossa plataforma wBuy?

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Meta-description: os clubes de assinatura estão se tornando um sucesso no Brasil e no mundo, por isso vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para criar um.

Fábio Luís

CEO & Co-fundador da wBuy uma plataforma de e-commerce especializada na transformação de vendas físicas em vendas digital. É otimista e criativo com foco em resultados, através da sua solução, ajuda empreendedores de pequeno e médio porte venderem seus produtos na internet.

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