Publicado em 05/07/2021 por Fábio Luís

Como fazer a logística de entrega do seu e-commerce mais eficiente

Dicas Loja Virtual

Como fazer a logística de entrega do seu e-commerce mais eficiente

Por que é importante fazer uma ótima entrega para seu cliente?

Um dos maiores pilares do comércio eletrônico e o que o diferencia do comércio físico é a maneira como você faz as entregas da sua loja virtual. Hoje nós vamos falar sobre como fazer entregas de loja virtual, vamos falar como você pode ser mais eficiente nas suas entregas.

Em outras palavras, a experiência de comprar um produto e recebê-lo em casa não pode ser apenas um serviço de entrega contratada, pode ser uma atração para novos compradores e também para clientes fiéis.

De acordo com pesquisa do eBit, além dos preços baixos nos sites (58%), a comodidade também é um dos motivos para comprar pela internet, que corresponde a 28% desse total.

É justamente por essa importância que serviços que visam proporcionar o melhor serviço possível devem ser tratados com cuidado.

Algumas reclamações de clientes referem-se à duração e ao não recebimento do produto.

Nesse caso, as consequências vão além da insatisfação do cliente - simplesmente eles param de comprar em sua loja e espalham o mau serviço nas redes sociais de qualquer maneira.

O resultado é a perda não apenas de um cliente, mas de vários compradores potenciais.

Seja 100% Eficiente

O primeiro passo para saber como fazer entregas de loja virtual é criando um sistema eficiente, antes mesmo de ter o primeiro pedido em mãos.

Os clientes atuais, chamados de consumidores 3.0, entre outras características, apresentam uma demanda elevada em relação aos prazos de entrega prometidos pelas lojas virtuais.

Essa peculiaridade vem do fato de essas pessoas serem muito ansiosas, acostumadas com a velocidade com que tudo acontece na internet.

Além disso, é extremamente importante considerar para seu negócio que o fator primordial que faz com que o carrinho de compras seja abandonado é o frete.

Afinal, vale mais do que o cliente está disposto a pagar ou com um tempo de entrega que a pessoa considera levar tempo, das compras.

Portanto, se você deseja ter sucesso com sua loja online, o processo de entrega eficiente deve receber muita atenção, pois é decisivo para o cliente finalizar a compra e ficar satisfeito com o negócio no final do experimento.

Para estar correto no planejamento de suas entregas, siga as instruções abaixo e diferencie-se da concorrência. Vamos lá!

Use Formas de Entregar Alternativas

A primeira forma de entregar melhor e para saber como fazer entregas de loja virtual é usando empresas alternativas.

Se sua loja online tem clientes próximos ao seu estabelecimento, vale a pena ter opções alternativas de entrega, como courier ou veículo próprio.

Outra opção é permitir que o cliente faça o saque pessoalmente, economizando nos custos de transporte.

Para as lojas que vendem para outras empresas, as chamadas B2Bs, pode ser interessante oferecer frete FOB, ou gratuito.

Assine um contrato com os Correios

Muita gente que abre um negócio online não sabe, mas os correios oferecem um serviço interessante de logística na loja online, que é o contrato de serviço.

Dependendo da sua necessidade, eles podem oferecer valores muito melhores do que aqueles calculados para itens enviados individualmente.

Além disso, a taxa é cobrada mensalmente e as mercadorias são retiradas no seu endereço diariamente.

Assim, você pode oferecer melhores valores pelo frete e não perder tempo tendo que entregar os pedidos em uma agência corporativa.

Preste atenção apenas aos limites de tamanho, formato e peso dos pedidos.

Seja transparente

Se você tiver problemas com o processo de entrega, informe o cliente sobre os motivos e as medidas tomadas para minimizar o impacto.

Com essa atitude, as chances de o cliente ficar satisfeito são altas, mesmo com o surgimento de problemas.

Faça contrato com transportadoras

Embora os Correios sejam mais comuns nas lojas virtuais brasileiras, há momentos em que você pode precisar de alternativas para a própria logística na loja online e a transportadora é um otimo meio para isso.

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Fábio Luís

CEO & Co-fundador da wBuy uma plataforma de e-commerce especializada na transformação de vendas físicas em vendas digital. É otimista e criativo com foco em resultados, através da sua solução, ajuda empreendedores de pequeno e médio porte venderem seus produtos na internet.

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