Publicado em 09/07/2021

Conheça 4 motivos para investir no Instagram 

Dicas Loja Virtual

Conheça 4 motivos para investir no Instagram 

Todos os anos, surgem novas tendências nas redes sociais. As marcas e influenciadores que não querem ficar para trás precisam acompanhar as novidades e aproveitá-las para gerar mais oportunidades de negócio.

E além das tendências, há também uma audiência muito forte pronta para ser encantada. No Brasil, atualmente, temos cerca de 116 milhões de pessoas na internet, o que equivale a mais ou menos 64% de toda a população do país.

O Instagram tem crescido cada vez mais no gosto popular e no cenário do empreendedorismo. Isso mostra que é imprescindível estar presente nas mídias. Se a sua marca quer ser conhecida e quer competir em um cenário desafiador, ser ativo nas mídias sociais é regra básica.

Por que é importante estar presente nas mídias digitais?

As redes sociais são a oportunidade perfeita para as empresas se conectarem com seus consumidores. Elas são o meio para as marcas criarem relacionamentos, mostrarem seus posicionamentos, projetos e produtos e também promoverem interações.

Essa interação pode até ser pelo envio de brindes aos usuários que realizaram as primeiras compras no seu negócio!

Esse é um canal com custo baixo e flexível, que permite não só alcançar toda a audiência mas também segmentar seu público, te permite estar por dentro das tendências e conversar diretamente com o que está em alta e também de proporcionar mais destaque para sua empresa.

O uso dentro de cada mídia também é bastante abrangente: seus conteúdos podem ter um viés mais de relacionamento e engajamento, focados em entretenimento, com um cunho mais profissional ou até com temas específicos do seu nicho de atuação.

As possibilidades, formatos e ações são infinitas. Com um planejamento de marketing bem definido e um bom conhecimento do seu lead em potencial, o uso das mídias sociais se tornam uma ferramenta poderosa para atingir os objetivos do seu negócio.

Impacto do Instagram nas estratégias de Marketing

O Instagram já possui mais de um bilhão de usuários ativos e é a rede social que gera maior engajamento no mundo.

Sua expansão se iniciou em 2018. Neste ano, o Instagram bateu o recorde com um bilhão de usuários ativos por mês, e 90% desses um bilhão de usuários seguiam ao menos um perfil comercial.

O Brasil é o 3º país com mais usuários ativos durante esse ano de 2021, com aproximadamente 99 milhões de usuários utilizando a rede diariamente.

Portanto, é uma peça-chave para montar seu plano de Marketing, afinal, o ambiente está repleto de possibilidades para os empreendedores escalarem sua marca.

Devido sua popularidade, o Instagram dita tendências na internet em relação ao modo como compramos, nos comunicamos e fazemos negócios.

Também é um protagonista na jornada de compra do consumidor. Segundo estudo da Opinion Box, 83% dos entrevistados seguem alguma empresa na rede social e 48% já compraram algum produto ou serviço que conheceram no Instagram.

Para as marcas, essa rede social é fundamental para gerar proximidade com o público, atrair novos clientes e transmitir uma imagem positiva da marca.

Se você está começando agora na rede social, vale considerar a fazer tráfego no Instagram para gerar mais engajamento para seu perfil. Essa estratégia ajuda a aumentar a visibilidade da marca e a obter mais clientes.

Dados sobre o Instagram

São diversas as redes sociais e possibilidades de ambientação. Mas aqui, focaremos no Instagram por sua grande capacidade de alcance e comercial.

Um excelente benefício do Instagram é a possibilidade de criar uma conta comercial na plataforma. Com isso, o negócio tem acesso a informações como gênero, faixa etária e localização do público, além de análises e métricas dos posts.

O acesso aos dados é fácil e intuitivo de ler. Assim, você consegue mencionar onde está acertando e quais são os pontos de evolução. Conhecendo o que o público gosta de consumir e o que gosta de comprar, a sua marca consegue tirar insights valiosos para a tomada de decisão.

Outro ponto relevante e inovador foi a criação do Instagram Shopping. Isso gerou a construção de um catálogo virtual, ligado diretamente ao seu site, levando o seguidor para a compra de forma rápida e simplificada.

Com isso, a probabilidade de perder a compra é muito baixa. Afinal, o consumidor se interessou por um produto e já está sendo instintivamente redirecionado para a compra. Com o gatilho emocional de urgência ativo, o consumidor passa a comprar os seus produtos e conhecer mais sobre sua empresa.

Nesse cenário, a presença das empresas no Instagram moderniza sua imagem no mercado, além de criar um relacionamento com os seus clientes, baseado em informações relevantes.

IGTV e Reels como principais atrativos da rede

Os vídeos são conteúdos audiovisuais que proporcionam uma conexão imediata com seu público.

Segundo pesquisa da HighQ, 78% dos usuários do Instagram consomem vídeos online todas as semanas e 55% diariamente.

Eles atraem e vendem pois despertam mais facilmente o interesse do usuário, são fáceis de consumir e criam um vínculo emocional com seu seguidor.

Além disso, a plataforma reproduz vídeos automaticamente, o que aumenta o número de visualizações.

Também é uma ferramenta importante para os produtos que são difíceis de serem entendidos apenas por imagens, como os materiais de construções e hospedagem de hotéis e pousadas.

Portanto, explore as funcionalidades de vídeo do Instagram, como o IGTV e Reels, em suas estratégias de redes sociais e de marketing de conteúdo.

4 motivos para investir no Instagram

#1 Instagram Ads

Além das postagens orgânicas, o Instagram oferece o recurso de fazer anúncios. Eles são bem vantajosos pois aparecem em formato linear e arrojado.

Existem atualmente 6 formatos de anúncios disponíveis: anúncios do stories, anúncios de foto, anúncios de vídeo, anúncios em carrossel, anúncios de coleção e anúncios no explorar.

O Instagram também é bem democrático em como comprar esses anúncios, podendo ser no aplicativo, no gerador de anúncios e com parceiros do Instagram. Assim, cabe avaliar qual é o mais vantajoso e qual apresenta o melhor custo x benefício.

#2 Uso de hashtags

As hashtags são um recurso de categorização do conteúdo das suas imagens. É muito importante incluir hashtags nas legendas das imagens.

Isso é prático e beneficia em dois pontos: as hashtags já auxiliam o seu público a se identificar com as fotos e os vídeos postados e aumentam as chances de novas pessoas conhecerem a sua marca, já que sua foto pode ser encontrada na aba de busca.

Elas também permitem a fácil localização do conteúdo, um maior alcance de audiência e promovem interações com usuários.

Além disso, o seu uso se torna uma excelente forma de mensuração de resultados, uma vez que permite calcular quantas pessoas estão usando uma mesma hashtag.

#3 Instagram Stories

O Instagram Stories é uma funcionalidade que consiste na postagem de um conteúdo, seja imagem ou vídeo, com curta exibição e prazo de apenas 24 horas para a visualização.

Atualmente os stories contam com diversas ferramentas como o uso de filtros, Boomerang, Layout e Reels. Isso permite a criação de publicidades e conteúdos altamente dinâmicos e criativos.

O uso dos stories se torna benéfico para as empresas pois quebra um pouco a visão artificial de postagens regulares de imagens e vídeos. Esse recurso ajuda a passar uma imagem mais humanizada da marca.

Aliás, os stories permitem com que os conteúdos disponibilizados sejam altamente personalizáveis e passam uma sensação de exclusividade.

Para quem está assistindo os stories, passa uma ideia de que está consumindo um conteúdo particular e de dentro do universo da empresa.

#4 Instagram Shopping

Para as contas comerciais, há a possibilidade de criar o seu catálogo virtual. E aqui damos uma dica: faça uma boa descrição do seu produto.

E essa ideia foi uma sacada interessante feita pelo Instagram e inovou o formato de compras.

A divulgação do catálogo torna o processo de compra mais atraente e efetiva, pois os produtos e serviços são facilmente encontrados e visualizados pelos seguidores.

Assim, esses usuários podem conhecer o que é vendido, seus formatos, cores, tamanhos e vários outros itens importantes para a decisão de compra.

Outro fator interessante é a possibilidade de indicar o preço do produto. Para os comerciantes da rede, é muito comum receber mensagens diretas perguntando preços e informações de compra.

Ao fornecer todos os dados, inclusive os de preço, a empresa ganha em demonstrar qualidade a partir do preço, chamar atenção para valores justos e promocionais e também para melhorar a experiência do consumidor com a loja.

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